Poder Executivo Municipal

Workshop apresentou recursos de satélites do INPE para monitoramento de áreas

Workshop apresentou recursos de satélites do INPE para monitoramento de áreas

“O Litoral Norte aos olhos dos satélites: aplicações do sensoriamento remoto e geotecnologias no monitoramento do espaço” foi o tema do workshop realizado na quarta-feira, 25 de agosto, pela Prefeitura de Ubatuba, em parceria com o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) e o Laboratório de Aplicações de Dados Espaciais em Apoio à Sociedade, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os pesquisadores Laércio Namikawa e Renê Novaes Júnior, do Lades, apresentaram o funcionamento dos satélites do Inpe e como o uso da tecnologia disponível pode auxiliar a prefeitura no monitoramento das áreas de preservação, núcleos regulares e áreas costeiras.

Após a explanação, foi aberta uma sessão de perguntas aos palestrantes e respostas.

“O acervo de imagens produzidas pelos satélites do Inpe tem uma vasta aplicabilidade podendo ser utilizado na análise dos processos de regularização fundiária, no Reurb, no gerenciamento da área de proteção ambiental ou de desastres naturais. É importante que todos possam se apropriar desse conhecimento e utilizar esse material que está à disposição da sociedade”, destacou o assessor de Relações Federativas da Prefeitura de Ubatuba, Thiago Gigliotti.

O vídeo com a apresentação integral e o debate está disponível na página do Facebook da Prefeitura de Ubatuba, no link:
https://www.facebook.com/watch/live/?v=320918996484481

 

 

/* * VLibras */