Poder Executivo Municipal

Programa Educação e Prevenção da Saúde Bucal Escolar continua em 2023

Programa Educação e Prevenção da Saúde Bucal Escolar continua em 2023

O Programa Educação e Prevenção da Saúde Bucal Escolar já iniciou suas atividades em 2023.  Neste ano, a iniciativa conta com uma novidade: além das ações educativas e preventivas realizadas com os alunos de quatro a dez anos da Rede Municipal de Ensino, a equipe de Saúde Bucal, que abrange a área da escola visitada, passará a realizar avaliação da saúde bucal das crianças.

As escolas E.M. Altimira Silva Abirached ; E.M. Maestro Pedro e  E.M. Jose de Anchieta já receberam o programa. A Coordenadora da Atenção Básica da Saúde Bucal, Maria da Graça Gil Matos, dentista responsável pelo projeto, comentou que a previsão é percorrer todas as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental l durante o primeiro semestre.

“Crianças nessa faixa etária estão em formação, desenvolvendo a coordenação motora, e eles têm mais facilidade de aprendizagem. A gente tem o cuidado de ensinar a técnica correta, depois, a quantidade de creme dental que coloca para eles usarem, o cuidado com a escova como não colocar a mão nas cerdas para não contaminar”, explicou Graça.

O programa teve início em 1989 e visa percorrer todas as escolas do município levando as ações educativas e preventivas de Saúde Bucal. Houve uma pausa nesta realização e ele foi retomado em 2022, após o período mais complicado da pandemia da Covid-19 – por isso a idealizadora do projeto classifica o processo como “reestruturação”. “O projeto ficou com algumas ações, mas não da maneira que tem que ser. Devemos atingir todo o município, desde o Camburi até a Tabatinga e retornar duas vezes ao ano, pelo menos”, acrescentou Graça.

/* * VLibras */