Poder Executivo Municipal

Prefeitura e Grupo Tamoio realizam desassoreamento no rio Tavares

Prefeitura e Grupo Tamoio realizam desassoreamento no rio Tavares

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Infraestrutura, apoiou a ação de desassoreamento do rio Tavares, Estufa I, realizada pelo grupo Tamoio durante a sexta-feira, 11 de agosto, com o maquinário necessário para realizar a ação.

Freddie Zenzen, voluntário há seis meses, explicou que o desassoreamento é um processo que remove resíduos e sedimentos acumulados no fundo dos rios para melhoria de seu escoamento, com o intuito de minimizar as inundações decorrentes do transbordamento.

Segundo ele, é chocante a quantidade de lixo retirada durante as ações. “São mais de 60 toneladas de lixo acumuladas nos últimos 3 anos, lixo de décadas, que foram se concentrando  no leito de um rio tão importante para a balneabilidade das praias que o recebem. Manter nossos rios limpos é preservar a saúde dos munícipes e das nossas águas de forma geral, inclusive como cidade turística que somos” explica.

Uddhava, um dos administradores do grupo Tamoio, que está há três anos no projeto de limpeza do rio Tavares, diz que a área já apresentou diferenças, porém a quantidade de lixo é praticamente a mesma, durante todo o período. “Cada quinze dias tiramos uma caçamba de lixo da boia de contenção”, destacou.

Para que os rios voltem a ser vivos, conforme Uddhava, o primeiro passo é o saneamento básico, visto que os esgotos das casas próximas desaguam diretamente no Tavares, matando a vida do local e poluindo um dos principais rios da cidade.

Outro passo fundamental, segundo ele, é realizar trabalhos de consciência com os moradores, além de ser realizada uma fiscalização mais séria sobre o assunto por parte do poder público. “Conscientizar que o mesmo lixo que eles podiam colocar para o caminhão levar embora, eles jogam dentro do rio.  Durante uma ação contabilizamos que era imenso o número de fraldas recolhidas, o que retoma o pensamento de que exemplo esses pais e cuidadores estão deixando para as próximas gerações. É triste, mas é necessário que continuemos retirando”, conclui.

O grupo também sinaliza, por meio de sua gestora ambiental, Lidi Keche, que o Tamoio, no quesito resíduos sólidos, consegue ser atuante e fazer a remoções, assim desafogando o rio, aumentando o fluxo de água e diminuindo a área de margem inundada nas cheias.

Porém a questão mais delicada é outra. “O esgoto não tratado continua sendo algo crítico e traz a questão da balneabilidade à tona”, esclarece.

Conforme o Projeto Tamoio de Ubatuba, somente em 2022, 15 toneladas de lixo foram retiradas durante as ações no rio Tavares

/* * VLibras */