Ubatuba é referência em Agricultura Familiar para cidades da região

O prefeito de São José dos Campos, Carlinhos de Almeida, e o prefeito de Jacarei, Hamilton Mota, além de Rose Gaspar, vereadora de Jacarei, estiveram em Ubatuba na última terça-feira (17/3) para ver de perto a rede de trabalhadores da Agricultura Familiar da cidade e buscar informações sobre a participação dela na composição da merenda escolar das instituições municipais.

Acompanhados do prefeito Mauricio e de Maurici Romeu, secretário municipal de Pesca, Agricultura e Abastecimento, os prefeitos e a vereadora visitaram diferentes pontos de produção, conversaram com os agricultores, provaram os produtos e compreenderam melhor como o trabalho da atual gestão conseguiu reunir quase 60 agricultores regionais, que garantem aproximadamente R$ 1 milhão para a agricultura familiar ubatubense.

“Viemos aqui trocar ver, entender e trocar experiências. Viemos também reafirmar a intenção de fazer um trabalho conjunto entre as cidades da região”, comentou Carlinhos.

“Temos muitos pequenos agricultores em Jacarei. Vamos fazer um esforço para articular todo esse pessoal e conhecer a experiência em Ubatuba foi muito importante”, pontou Hamilton.

“Parabéns aos envolvidos por tornar Ubatuba referência nesta questão e obrigado às lideranças vizinhas pela visita”, disse o prefeito Mauricio.

Agricultura Familiar

Nos dois primeiros anos da gestão do prefeito Mauricio, o valor investido pela prefeitura de Ubatuba na agricultura familiar local saltou de R$ 30 mil para cerca de R$ 1 milhão.

O esforço da articulação entre as Secretarias Municipais de Educação e Agricultura e Pesca, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, da Casa da Agricultura e do IPEMA (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica) tem o objetivo de fazer cumprir a Lei Federal 11.947, bem como oferecer uma alimentação de qualidade para os estudantes ubatubenses.

Pela lei, pelo menos 30% dos produtos adquiridos para alimentar os alunos com os recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) devem vir da agricultura familiar.

De acordo com Maurici Romeu, a iniciativa segue de vento em popa em 2015, mas os números exatos ainda não saíram.

“Não só vamos manter o projeto em andamento como nossa meta é buscar a ampliação desses números. Informaremos a população assim que fecharmos os valores exatos. Estamos muito orgulhosos de nossos produtores e agradecemos cada um dos profissionais envolvidos na iniciativa, que já é referência para as cidades da região”, comemora Romeu.

Confira no link a reportagem do Programa Planeta Vanguarda sobre a agricultura familiar em Ubatuba.