Poder Executivo Municipal

Campanha de vacinação contra a febre aftosa segue até dia 30 em Ubatuba

Campanha de vacinação contra a febre aftosa segue até dia 30 em Ubatuba

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) informa que criadores de bovinos e bubalinos de todas as idades têm até o dia 30 de novembro para participar da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo.

Durante o mês da campanha, as equipes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária vão a campo fiscalizar, de modo amostral, as vacinações. Nesse procedimento realizam a verificação da documentação de compra das vacinas, a conservação do produto, o número de animais, a aplicação da vacina e as boas práticas de manejo.

Na realização de atividades externas, a atenção dos médicos-veterinários da Defesa Agropecuária estará focada na investigação clínica e epidemiológica para certificar a ausência de qualquer sinal de doenças em animais suscetíveis à febre aftosa. Da mesma forma o criador deve inspecionar seus animais e informar imediatamente o serviço veterinário oficial a ocorrência de qualquer enfermidade no rebanho.

É importante destacar que a vacinação contra a febre aftosa de outros animais, como suínos, caprinos, ovinos, equinos e outros é proibida. Entretanto, para garantir esse controle o produtor precisa declarar e atualizar o saldo de suas criações bem como a vacinação de rebanhos bovinos e bubalinos até o dia 7 de dezembro por meio do sistema Gedave.

Atualmente, Ubatuba conta com 12 criadores de bovinos com um total aproximado de 96 animais – fora os nascimentos que ainda não constam. A unidade da Defesa Agropecuária em Ubatuba fica na praça Prof. Theodorico de Oliveira, 38, Ilha dos Pescadores. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3832-1253 ou pelo whatsapp (11) 93618-1595.

/* * VLibras */