Poder Executivo Municipal

Produtores, pescadores e empresários poderão obter selo de inspeção

Produtores, pescadores e empresários poderão obter selo de inspeção

A Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura de Ubatuba (SMPA) trabalha, desde 2021, para a implantação do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM).

Como parte desse processo, na última quarta-feira, 31, uma equipe da SMPA acompanhou representantes da equipe técnica do Consórcio Três Rios em visita técnica a propriedades e estabelecimentos de produtores rurais, pescadores e empresários que manifestaram interesse em obter o selo do Serviço de Inspeção Municipal.

O Consórcio Três Rios reúne 14 municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, para a implantação do SIM. O trabalho do consórcio em parceria com a prefeitura Municipal, garante benfeitorias e contribui para uma política de inclusão produtiva.

“Com a certificação, pescadores e maricultores poderão comercializar seus produtos nos restaurantes, hotéis e estabelecimentos com mais segurança e, inclusive, fornecerem à alimentação escolar”, explicou a secretária de Pesca e Agricultura, Márcia Rangel.

Vistoria

A fiscal e médica veterinária, Lilian Coelho Bernardo, e o diretor de Programas e Projetos, Eng. Ambiental Marcos Henrique da Silva, visitaram três propriedades: uma, rural, que desenvolve meliponicultora (criação de abelhas nativas sem ferrão para a produção de mel);  um entreposto (local de recebimento, manipulação, frigorificação, distribuição e comércio do pescado) de um pescador artesanal e a residência de uma pequena empresária com interesse em produzir embutidos e outros produtos cárneos.

De acordo com a equipe técnica, todos os estabelecimentos visitados têm condições de registro. Os proprietários foram orientados a realizar pequenas adequações e continuarão sob supervisão do Consórcio e da SMPA.

“A visita em campo aproxima os técnicos dos produtores e facilita a identificação das situações que precisam de ajustes para a obtenção do selo. A certificação dos produtos permitirá a integração ao mercado formal, sem nenhuma restrição”, pontuou a veterinária Lilian.

Diversidade 

Apesar do pescado ser a maior cadeia produtiva de alimentos do município, o serviço atenderá diferentes produções e empreendimentos, como a meliponicultura.

“Ubatuba é rica em diversidade e oferecer apoio aos trabalhadores  é uma forma de valorizá-los”, finalizou Márcia.

 

 

/* * VLibras */