Poder Executivo Municipal

Volta às aulas: cerca de 13 mil alunos são esperados na terça, 6

Volta às aulas: cerca de 13 mil alunos são esperados na terça, 6

Durante os meses de dezembro e janeiro, a Secretaria de Educação de Ubatuba (SME) preparou as 52 unidades escolares para o retorno das aulas que acontece nessa terça-feira, 6. As sedes receberam manutenção predial e zeladoria, que deixaram o ambiente mais limpo e convidativo para os mais de 13 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.

Nesta segunda-feira, 5, as escolas realizam reuniões de boas-vidas e acolhimento a pais e responsáveis, que contarão com orientações importantes sobre o calendário, documentos e lista de material escolar.

Aula Inaugural

Na noite da última sexta-feira, 3, a SME reuniu professores e funcionários das escolas para a “aula inaugural”, que aconteceu no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. O evento contou com a palestra “Desperte seus potenciais humanos para sua prosperidade pessoal, profissional e financeira”, proferida pelo psicólogo clínico e organizacional, Mauro Rinaldi. Todo o conteúdo também foi transmitido pelo canal da Secretaria no Youtube.

A secretária da pasta, Márcia Fagundes, comentou sobre sua expectativa em relação ao ano letivo. “Espero que possamos fazer, verdadeiramente, Educação. Nossa missão é fazer Educação”, concluiu.

Atenção ao Trânsito

Devido à chegada e partida dos estudantes, a quantidade de veículos nas proximidades das escolas se intensifica e aumentam, também, registros de desrespeito à velocidade máxima permitida e estacionamento irregular nesses locais.

“Acompanhar os filhos até a escola é sempre importante, pois as crianças não conseguem avaliar os riscos no trânsito. Os pais devem orientá-las sobre o comportamento seguro desde pequenas”, destacou o responsável pelas iniciativas de Educação para o Trânsito no município, Vinícius Brito.

A Diretoria de Trânsito faz uma serie de recomendações que contribuem com a fluidez

no trânsito e segurança dos estudantes:

 

-Estacione corretamente ao buscar ou deixar os estudantes na escola;

-Evite estacionar em fila dupla enquanto aguardam a saída dos estudantes;

-Atravesse na faixa de pedestres e segure a criança pelo pulso (pela mão, ela pode se soltar facilmente);

-Respeite a velocidade máxima nas imediações das escolas, que é de 30 km/h.

Fiscalização

A fiscalização nas proximidades das escolas acontece por meio de agentes de trânsito, guardas municipais e policiais militares. Ações mais intensas em pontos específicos podem ser programadas com base em informações cedidas para a Diretoria de Trânsito, registradas pelo telefone (12) 3833-2402. Além disso, o setor promove ações educativas para conscientizar pais e responsáveis sobre as condutas apropriadas ao levar ou buscar os estudantes.

/* * VLibras */