Poder Executivo Municipal

Encontros regionais e setoriais preparam 7ª Conferência Municipal de Cultura

Encontros regionais e setoriais preparam 7ª Conferência Municipal de Cultura

A pré-conferência de cultura da região Sul e Centro-Sul dá prosseguimento nesta quinta-feira, 4, ao processo de mobilização rumo à 7ª Conferência Municipal de Cultura de Ubatuba. Organizado com apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), o encontro será realizado no horário das 18h às 20h, na Escola Municipal “Virgínia Melle da Silva Lefèvre”, situada na rua Cabo Luiz Gomes Quevedo, nº 445, bairro Maranduba.

A 7ª Conferência Municipal de Cultura acontecerá em 26 de novembro, das 17h às 20h, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. O evento tem como objetivos é conscientizar artistas, agentes, produtores culturais e demais interessados sobre o Sistema Municipal de Cultura, do Plano Municipal de Cultura e da retomada no pós-pandemia; promover a discussão, o debate e a aprovação dos Planos Setoriais de Cultura, em conformidade com o artigo 51 da Lei Municipal nº 3.628/13, e eleger os novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Ubatuba (CMPC).

Sua preparação envolve a realização de três pré-conferências regionais (Sul/Centro-Sul, Norte e Oeste) e nove pré-conferências setoriais: Comunidades Tradicionais Caiçaras, Indígenas e Quilombolas; Literatura; Artesanato; Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial; Música; Artes Cênicas e Circo e Dança; Artes Visuais; Cultura Urbana e Cultura Digital e Empresas, Produtores Culturais e Eventos.

Interessados em fazer parte do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) deverão participar de pelo menos uma pré-conferência regional para concorrer à eleição do setorial desejado no dia 26.

O processo de mobilização foi inaugurado no domingo, 31, com a pré-conferência das Comunidades Tradicionais Caiçaras, Indígenas e Quilombolas, realizada de forma híbrida, isto é, online e presencial. Confira o calendário completo das próximas pré-conferências regionais e setoriais:

Pré-conferência Data/horário Local Endereço
Região Sul/Centro-Sul 04/11/2021, quinta-feira, das 18h às 20h E.M. “Virgínia Melle da Silva Lefèvre” Rua Cabo Luiz Gomes Quevedo, nº 445, Bairro Maranduba

 

Literatura 06/11/2021, sábado, às 10h Online
Artesanato 08/11/2021, segunda-feira, às 18h Online
Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial 08/11/2021, segunda-feira, às 18h Online
Região Norte 10/11/2021, quarta-feira, das 18h às 20h E.M. “José Belarmino Sobrinho” Estrada Municipal, s/n, Bairro Puruba
Música 09/11/2021, terça-feira, às 18h Online
Artes Cênicas e Circo e Dança 11/11/2021, quinta-feira, às 10h Online
Artes Visuais 11/11/2021, quinta-feira, às 18h Online
Cultura Urbana e Cultura Digital 17/11/2021, quarta-feira, às 14h Online
Região Oeste 18/11/2021, quinta-feira, das 18h às 20h E.M. “Idalina do Amaral Graça” Rua da Cascata, 400, Bairro Ipiranguinha
Empresas, Produtores Culturais e Eventos 21/11/2021, domingo, às 10h Online

Conselho Municipal de Política Cultural de Ubatuba – CMPC

O Conselho é composto por 22 membros titulares, sendo 9 membros do Poder Público e 13 membros da Sociedade Civil. Para cada membro titular, é eleito também um membro suplente.

A eleição dos representantes da Sociedade Civil acontecerá na 7ª CMC e deverá compor os seguintes setoriais:

  • Artes Cênicas e Circo
  • Dança
  • Música
  • Artesanato
  • Artes Visuais
  • Patrimônio Material
  • Patrimônio Imaterial
  • Cultura Urbana e Cultura Digital
  • Literatura
  • Comunidades Tradicionais Caiçaras
  • Comunidades Tradicionais Indígenas
  • Comunidades Tradicionais Quilombolas
  • Empresas, Produtores Culturais e de Eventos

Além do interesse em contribuir com o processo de formulação e implementação de políticas culturais do município, os candidatos ao Conselho devem ter disponibilidade para participar das reuniões ordinárias, extraordinárias e demais ações realizadas pelo CMPC.

Confira o edital e portaria referentes à 7ª Conferência Municipal de Cultura clicando >> AQUI <<.

/* * VLibras */