Poder Executivo Municipal

Novo decreto da Prefeitura autoriza funcionamento de mais serviços

Novo decreto da Prefeitura autoriza funcionamento de mais serviços

Em transmissão ao vivo pelo facebook da Prefeitura de Ubatuba no início da tarde desta sexta-feira, 27, o prefeito Délcio Sato anunciou algumas adequações ao funcionamento de alguns serviços na cidade, adotando posturas de uma nova regulamentação do Governo do Estado.

Em sua fala, Sato destacou que o funcionamento liberado para alguns estabelecimentos deve obedecer a regras básicas, como tomar os devidos cuidados de higiene individual e do local, reforçar medidas de prevenção, promover atendimento reduzido e com controle de fluxo, evitando aglomerações.

“A Prefeitura tem feito o máximo possível para equilibrar as medidas e resolver a situação”, afirmou o prefeito.

“Quanto mais medidas adotarmos no início, mais rápido faremos as liberações e  as coisas vão voltar ao normal. Tudo é feito em cima de dados oficiais, pois estamos fazendo acompanhamento desses dados, observando diariamente como se comportam os casos suspeitos, a população e o vírus – que é o que nos dirá como agir. É preciso que as pessoas entendam que a liberação é gradativa e que o abuso faz com que tenhamos que retomar medidas mais enérgicas. Então, contamos com a população”, frisou o diretor da Vigilância Sanitária, Antenor Benetti.

A secretária de Educação, Pollyana Gama, explicou a importância da manutenção do recesso escolar. “Contamos com a compreensão das famílias, pois fizemos um levantamento com nossa equipe de gestores de quantos alunos moram com os avós e esse número é de 700 estudantes. Por isso, é importante seguir a medida preventiva de manter esse momento de distanciamento. A nossa preocupação é liberar a convivência do ambiente escolar, que promove aglomeração e, quando essa criança chegar em casa, entrar em contato com os idosos. Por enquanto, vamos mantendo o recesso escolar e, se houver uma mudança de rota que nos dê seguranca pra retomar,  faremos o quanto antes”, garantiu Pollyana.

Confira quais os serviços que passam a funcionar com a nova medida e as recomendações a serem seguidas:

*Comércio de alimentos e bebidas (como lanchonetes, carrinhos de lanche e confeitaria): podem funcionar por meio de delivery ou retirada pelo consumidor (sem tumulto). Não pode haver consumo no local.

*Comércio de material de limpeza, higiene e embalagens

*Delivery em geral – comércio e prestação de serviços

*Abertura de bancos e instituições de crédito

*Prestação de serviço liberal autônomo como eletricista, encanador, diarista e vendedores ambulantes, exceto ambulantes das praias. Porém, nestes casos, é necessário agendamento com hora marcada, respeitando regras de higiene, além de manter o estabelecimento fechado ao público.

*Fábrica e indústria: funcionamento normal, sem atendimento ao público e respeitando o espaço mínimo entre os funcionários.

Atenção: O bloqueio de acesso às praias continua.

Veja a íntegra do decreto 7316/2020 >> aqui <<.

Funcionario
/* * VLibras */