Equipe do Orçamento Participativo visita dezenas de associações e entidades

Com objetivo de formar um banco de dados, dialogar e apresentar o Orçamento Participativo para a população, a equipe da prefeitura envolvida no projeto começou 2015 visitando mais de 90 associações e entidades de todas as regiões de Ubatuba.

A equipe aproveitou as visitas para falar do trabalho realizado, para explicar sobre como funciona o Orçamento Participativo e para convidar as comunidades para as Plenárias de Prestação de Contas que acontecerão no próximo mês de maio.

As visitas fazem parte dos objetivos do programa, que incluem a conscientização política e maior participação da sociedade nas decisões. A intenção é avançar na cultura democrática até viabilizar a participação organizada da sociedade no processo de elaboração, execução e fiscalização do orçamento público.

“Implementamos o OP em 2014 e ele já passou por plenárias onde a população foi informada do orçamento previsto para o ano. Também já ocorreram as Plenárias Deliberativas e foram eleitos os conselheiros das regiões e as demandas prioritárias. Ao mesmo tempo, apresentamos junto com o prefeito Mauricio o funcionamento do OP e todos os detalhes do seu ciclo”, afirma Michele Rodrigues dos Santos, responsável pelo OP em Ubatuba.

“O ano passado foi de muito trabalho para os conselheiros, que passaram por uma formação para entender o OP e o funcionamento da máquina administrativa. A Caravana da Cidadania também foi fundamental, rodou a cidade toda e possibilitou que os conselheiros conhecessem as demandas, expectativas e problemas das diferentes regiões. Isso sem falar na aprovação da LOA (lei Orçamentária Anual) na Câmara de Vereadores”, continua Santos.

Ainda segundo Michele, o trabalho neste ano não para. “É hora de acompanhar as demandas, ver quais serão atendidas, analisar seus projetos e sua viabilidade. Algumas demandas mais pontuais já estão sendo realizadas. Bons exemplos são a iluminação da estrada do Angelim, no Taquaral, segunda demanda mais votada na Região 6, e outras demandas relacionadas à pavimentação”, finaliza.