Parto Humanizado é tema de oficinas do Primeiríssima Infância em Ubatuba

Como parte das atividades do comitê Ubatuba pela Primeiríssima Infância, aconteceu na manhã da quinta-feira, 22, no Teatro Municipal, a primeira de uma série de três capacitações sobre “Parto Humanizado”, dirigida sobretudo a profissionais da área de Obstetrícia. O evento foi aberto com uma acolhida conduzida por Luciana Gaspar, da secretaria de Educação e articuladora do programa no município, e o vice-prefeito e secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Jurandir de Oliveira Veloso (o Pelé).

“Querer”, “Saber” e “Fazer” são os temas dos três módulos da capacitação, realizada pelo médico ginecologista e obstetra Newton Tomio Miyashita, consultor da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Neste primeiro momento, foi apresentada a importância do parto humanizado. “Nosso objetivo é trazer a criança para um novo momento com condições de ser um cidadão melhor. O parto humanizado é o minuto mágico, ele é fundamental para a criação, fortalecimento e sedimentação do núcleo familiar”, explica Miyashita.

A atividade foi seguida de uma visita aos diferentes espaços da Maternidade da Santa Casa, conduzida pela enfermeira Renata Costa, coordenadora materno-infantil do hospital, que mostrou os diferentes espaços de atendimento, como as salas de orientação às gestantes e parturientes e de cuidados especiais do recém nascido.

A próxima atividade da capacitação “Parto Humanizado” acontecerá em março, quando será trabalhado o saber técnico. Já em abril, acontece o terceiro e último módulo, sobre o fazer, quando será elaborado um projeto municipal de humanização do parto.