380 alunos concluem formação no Proerd em Ubatuba

Estudantes dos quintos anos de sete escolas municipais de Ubatuba participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar (PM) receberam certificado durante cerimônia realizada no Teatro Municipal na manhã desta quinta-feira, 02.

Pais, professores e autoridades compareceram ao local para prestigiar os 380 alunos que concluíram a formação, que é realizada durante 10 semanas, em aulas com duração de 50 minutos. De acordo com o responsável, cabo Barros, são atendidos 100% dos quintos anos das escolas da cidade, inclusive, das escolas particulares.

“É um procedimento de combate às drogas e à violência presente em 52 países. A iniciativa começou nos Estados Unidos e já está há mais de 22 anos no Brasil”, explicou Barros.

As atividades são projetadas para incentivar os alunos a resolver os problemas da vida, valorizando o ser humano e desenvolvendo a autoestima.

O comandante da 3ª Companhia da PM, Capitão Robert Scott, disse ser um dia de alegria e esperança, em que as autoridades do município estavam perante às crianças, e agradeceu a presença e a confiança de todos, que apostam no trabalho da instituição, principalmente do Cabo Barros.

“Depositamos muita esperança aqui, em vocês, que são o futuro do país. Vocês serão bons cidadãos ubatubenses, paulistas e excelentes cidadãos brasileiros”, disse Scott.

Após a entrega dos certificados, a nova secretária adjunta de Educação, Beth Isnard, externou seu orgulho de participar de um “evento maravilhoso”. “Sinto-me honrada em participar hoje, pois esse é um importante trabalho que a PM desenvolve, em parceria com a Educação. Enquanto eu era professora, vivenciei, pelas escolas que passei, essa iniciativa maravilhosa e admirava o encanto dos alunos ao receberem os policiais nas escolas”, lembrou.

O vice-prefeito Jurandir de Oliveira Veloso “Pelé” representou o prefeito Délcio Sato (PSD) na ocasião. Pelé compartilhou sua preocupação com a questão da incidência de drogas no município, tanto com crianças como com adultos, e comentou sobre o trabalho que a secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, a qual está à frente, desenvolve para colaborar com a mudança desta realidade no município.

“Vocês precisam falar ‘não’ às drogas e os pais, também, tem que tomar muito cuidado. Não aceitem nada da mão de estranhos”, aconselhou. Ele ainda ressaltou a importância do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Major Rubens Martins Franco Junior, pioneiro na implantação do Proerd em Ubatuba.

O vice-prefeito também pediu uma salva de palmas aos responsáveis pelo programa e, ao final de cerimônia, após receberem o mascote Leão Daren, todos selaram o juramento: “ eu, aluno do PROERD, prometo a meus pais, aos professores e autoridades aqui presentes, ficar sempre longe das drogas”.