Ubatuba participa de solenidade de 47 anos da Defesa Civil estadual

Representantes da Defesa Civil de Ubatuba estiveram no Palácio dos Bandeirantes na segunda-feira, 17, para participar da solenidade que comemorou os 47 anos de atuação da Defesa Civil do Estado.

Durante o evento, foram prestadas diversas homenagens e, dentre elas, agradecimentos aos profissionais e voluntários que atuaram nas grandes operações de apoio a vítimas das chuvas em São Sebastião. A Defesa Civil de Ubatuba aproveitou a ocasião para solicitar uma nova vistoria dos técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) no bairro da Fortaleza.

Na ocasião, também foram assinados 48 acordos para oferecer novos equipamentos e veículos às Defesas Civis Municipais – com 412 cidades já atendidas, a meta é equipar todos os 645 municípios até o final deste ano. Ubatuba já foi contemplada com esses recursos – saiba mais em:  https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/defesaequipamentos/ e https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/defesacivilbalanco/.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo foi criada em 1976 após tragédias como os incêndios nos edifícios Andraus e Joelma e as fortes chuvas em Caraguatatuba. Desde então, o órgão desempenha um papel relevante para toda a população paulista em situações de desastres e emergências. Com seu centro de gerenciamento de emergências, a Defesa Civil monitora as condições climáticas e emite alertas para todo o Estado, demonstrando assim sua importância e dedicação em proteger e servir a população.

Ações de prevenção

Além das ações emergenciais, o Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil, firmou uma parceria com o aplicativo Waze para o envio de alertas meteorológicos. O alerta aparecerá para os condutores que utilizam o Waze caso eles tentem atravessar uma área inundada. Dessa maneira, ele poderá escolher se quer mudar a rota ou continuar dirigindo no mesmo trajeto. O sistema já funciona na capital paulista e será expandido para todo o Estado.

Em São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil é o responsável por abastecer a central do aplicativo com as áreas de incidência de chuvas, o que permite aos usuários serem alertados automaticamente se o trajeto selecionado estiver com risco de inundações. Dessa maneira, os motoristas poderão acompanhar as informações de emergência sobre as rotas afetadas por excesso de precipitações na tela do celular.

Com informações do Governo do Estado de São Paulo