Poder Executivo Municipal

Ação de educação ambiental reuniu mais de 300 pessoas

Ação de educação ambiental reuniu mais de 300 pessoas

O último final de semana foi marcado por uma importante ação de educação ambiental. No sábado, 25, a Praça da Baleia foi o ponto de encontro de várias entidades da sociedade civil que se uniram para uma ação conjunta com o objetivo de realizar a sensibilização ambiental para a conservação do oceano, vida marinha, praias, restingas e manguezais. A ação reuniu mais de 300 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, foi realizada nas praias do Itaguá e Cruzeiro.

Uma iniciativa do Tamoio de Ubatuba com o Instituto Argonauta, Aquário de Ubatuba, Boomerang Reciclagem, Caiçara Nativo, Vida Caiçara, Meros do Brasil, Rosana Gaeta Arte, com a participação da Guarda Mirim e do Projeto Namaskar, e o apoio de empresas privadas, que resultou na retirada de aproximadamente 370 Kg de lixo das praias do Itaguá e Cruzeiro.

Além disso, o encontro contou com contação de histórias, tenda educativa com os resíduos retirados do mar indicando o país de origem desses materiais que chegaram até a costa brasileira e tempo de decomposição destes resíduos na natureza.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Ubatuba, Guilherme Adolpho, a ideia é investir em boas iniciativas já existentes, principalmente protagonizadas pela sociedade civil. “As entidades envolvidas na ação são muito atuantes no município, e desde o final de dezembro intensificaram o número de ações de limpezas, principalmente nas praias, tão importantes como esta, com o intuito de sensibilização dos moradores e dos turistas para levarem seus lixos e descartarem adequadamente nas lixeiras. Neste sentido, a Secretaria de Meio Ambiente e o Conselho de Meio Ambiente aprovaram a destinação de recurso para apoiar e potencializar ações de sucesso como esta”.

O secretário ressaltou ainda que dezembro de 2022, o Conselho de Meio Ambiente deliberou o uso de recursos tanto voltados à aquisição de contêineres e lixeiras, à estruturação da coleta seletiva e ações de educação ambiental.

A próxima ação será realizada no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, e a programação completa será divulgada em breve.

/* * VLibras */