Ações de plantio de mudas e educação ambiental continuam em Ubatuba

A secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba continua a realizar as ações de plantios de mudas e limpeza de praias como parte de projetos de educação ambiental e inclusão social por toda a cidade. A próxima ação será realizada na praia do Perequê-Açu, no dia 19, e terá a participação de alunos atendidos pela Unidade de Reabilitação (UNIR), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e alunos da Escola Municipal Marina Salete. As ações mais recentes foram na região Norte, na vila de Picinguaba, e na região Sul, na Lagoinha, na região sul.

Conhecendo Ubatuba

Em Picinguaba, foi iniciado o projeto “Por Mar e Por Amor… Conhecendo Ubatuba”, uma iniciativa da Escola Municipal Iberê Pimentel, com a participação dos alunos do quinto ano do ensino fundamental. Escrito pela bióloga Jane Fernandes, o projeto tem o objetivo de proporcionar aos participantes o conhecimento sobre a costa marinha de Ubatuba. Além do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, há também ações para reduzir o lixo no litoral.

A ação teve a parceria da Associação dos Barqueiros e Pescadores da Comunidade Tradicional de Picinguaba (ABPP) e do Instituto da Árvore. A atividade marcou o Dia Mundial das Florestas, celebrado no 21 de março.

Inclusão social

Já o plantio de mudas na Lagoinha teve como focos a recuperação e preservação da orla e áreas de restinga e a inclusão social de pessoas com necessidades especiais. O plantio das mudas foi realizado com os alunos do segundo ano da escola Escola Municipal Agostinho Alves da Silva e alunos da APAE, junto com moradores do condomínio Salga. Participaram um total de 20 alunos, que plantaram espécies como grumixama, aroeira pimenteira e cabeludinha.

plantio-Lagoinha-Salga-04abril (5)