Poder Executivo Municipal

Assistência Social reforça acolhimento à população de rua durante o inverno

Assistência Social reforça acolhimento à população de rua durante o inverno

Com a chegada do inverno, a secretaria de Assistência Social, por meio da Casa de Passagem, iniciou uma ação emergencial que contempla a acolhida para 20 moradores em situação de rua com banho, jantar e pernoite. Além disso, o local também tem disponível um canil para o animal de estimação da pessoa em situação de rua.

O acesso ao serviço, que será mantido até o final da estação de inverno, é feito diariamente a partir das 18 horas, com saída às 7 horas do dia seguinte. A Casa de Passagem fica na rua Gastão Madeira, 676, no Centro.

Na quarta-feira, 27, começaram abordagens noturnas diárias. Foram percorridos alguns pontos da cidade onde há maior concentração de pessoas em situação de rua, como av. Prof. Thomaz Galhardo, Praça 13 de Maio, proximidades do Mercado de Peixe, entorno da Santa Casa, entre outros. Cerca de dez pessoas aceitaram o acolhimento na Casa de Passagem. Também são oferecidos cobertores para aqueles que se negam a acessar o serviço disponível.

A Casa de Passagem também continua com suas ações de rotina, que incluem o acolhimento provisório para 10 pessoas em situação de rua por período determinado e 20 acolhimentos diários para café banho e almoço.

“A demanda é bastante grande; o serviço ofertado é o limite máximo que conseguimos atender”, explica o secretário de Assistência Social, Marcio Candido. “Trabalhamos também com a possibilidade de ampliar a capacidade de atendimento emergencial utilizando espaços públicos como ginásios”, caso seja necessário.

A assistência à população em situação de rua também incluiu a vacinação contra a Covid-19, aplicada em ação realizada no dia 15 de julho em 27 pessoas, que receberam o imunobiológico em dose única.

Obs. Texto atualizado em 28/07/21

/* * VLibras */