Poder Executivo Municipal

Acompanhe as atualizações do Bairro a Bairro que acontece no Sertão da Quina

Acompanhe as atualizações do Bairro a Bairro que acontece no Sertão da Quina

12h09

Saúde Bucal
A dentista Rafaele Duarte e a auxiliar de saúde bucal Mariana Aparecida Leite, aproveitaram a ação deste sábado para cuidar da saúde bucal do público que passou pela escola Nativa Fernandes, principalmente das crianças. Além de ensinar técnicas de escovação e cuidados com a saúde da boca, foram distribuídas escovas de dente e feito o encaminhamento e agendamento para consultas na rede. Na oportunidade, Rafaele lembrou que os atendimentos de urgência odontológica acontecem de segunda a sexta-feira, às 7h, na Estratégia de Saúde da Família da Maranduba.

11h57

Momento Relaxamento
A Secretaria de Saúde uniu informações sobre ansiedade com um momento de relaxamento. O público presente na ação deste sábado pode aprender um pouco mais sobre o que é ansiedade e técnicas para identificar e controlar as crises. O projeto comandado pela nutricionista Luciana e pela Fisioterapeuta Kelly ensinou ainda sobre compulsão alimentar e técnicas de respiração.

11h51

A Secretaria de Habitação de Ubatuba também participa do programa “Prefeitura Bairro a Bairro: Cuidando de Você”, neste sábado, 26, na Escola Nativa Fernandes, no Sertão da Quina.A equipe da pasta levou os processos relativos aos 42 núcleos de regularização fundiária na região Sul e dá orientações gerais aos moradores bem como fez a recepção e conferência de documentação de pessoas que desejem realizar sua adesão aos processos existentes.Durante a semana, interessados nos serviços de ligação de água e regularização fundiária devem comparecer com RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento (e documentos do cônjuge caso casado/a), comprovante de endereço e comprovante de posse do imóvel na Secretaria de Habitação, que funciona na rua Dona Maria Alves, 865 – Centro, no Paço Municipal.

11h48

As crianças que estão na EM Nativa estão tendo a oportunidade de fazer uma vivência com argila sob a orientação da coordenação de Educação Artística.
Victor, de 11 anos, estava participando da atividade. Ele já gosta de brincar com massa de modelar e aprovejtou a oportunidade para exercitarua habilidades. Ele estava modelando um colo.
“Eu achei bem legal. Voltaria de novo se tivesse”, disse

11h42

Representantes da Secretaria de Pesca e Agricultura estão presentes na ação para sanar dúvidas dos moradores locais. Quem aproveitou a oportunidade para solicitar informações sobre serviços da pasta foi o pescador Jean Girald, de 61 anos, morador do bairro Sertão da Quina.

“Gostei bastante desta iniciativa e aproveitei para tirar uma dúvida que eu tinha. No dia a dia fica corrido para ir até a secretaria e hoje eles estando aqui facilita muito pra gente”, destacou Girald.

O secretário municipal de Pesca e Agricultura, Luiz Fernando Chaves da Silva está pessoalmente na escola Nativa Fernandes e, em conversa com a população, adiantou a informação de que a pasta, muito em breve, estará com atendimentos itinerantes pela cidade.

“Nossa intenção é levar os serviços até os pescadores e agricultores do município. Estamos providenciando os equipamentos necessários e assim que tudo estiver certo faremos a divulgação do projeto. Nosso município é muito extenso e precisamos atender a todos que muitas vezes não conseguem se locomover com tanta facilidade”, explicou o secretário.

11h34

A Secretaria da Fazenda e do Planejamento está presente na iniciativa Prefeitura no Bairro, Cuidando de Você neste sábado, 26 de março, no Sertão da Quina dando orientações sobre o Refis – Programa de Recuperação Fiscal, que oferece descontos de 70% a 100% em juros e multas para quem tem débitos tributários e não-tributários junto à Prefeitura de Ubatuba.

Além das orientações sobre Refis, a secretaria dá informações diversas sobre os serviços que oferece, como funcionamento de renovação de licenças de ambulante e também  sobre remissão do IPTU, cujo prazo de  solicitação vence na próxima quinta-feira, dia 31 de março.

Esses serviços também podem ser acessados no Espaço Cidadão, localizado ao lado da administração regional Sul, na rua Oscar Rossin, 10, Maranduba, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, ou no Fácil – posto de atendimento ao contribuinte – que fica localizado no Centro, na rua dona Maria Alves, 865.

11h29

Além de ceder o espaço da EM Nativa Fernandes para sediar o evento, a Secretaria de Educação está presente para atender a população. A secretária da pasta, Fatinha Barros, destacou as conquistas para as unidades escolares, como investimento em equipamentos, renovação da frota do transporte escolar com a aquisição de sete micro-ônibus que, inclusive, estão em frente à escola para que a população possa conferir, a implantação dos centros de inovação tecnológica e aquisição de kits escolares.

“Além de todas essas conquistas, estamos na expectativa da ampliação tanto da CEI Ana Paula, com seis salas para atender berçário e maternal e mais três salas na EM Nativa. Não posso deixar de citar a adequação do espaço de atendimento aos pais em ambas as unidades, facilitando o acesso à secretaria das escolas”, afirmou Fatinha.

11h28

Caso a comunidade queira saber mais sobre o projeto de revitalização da Orla da Maranduba também pode comparecer à EM Nativa Fernandes e procurar a equipe da Setur, que está com a apresentação disponível para esclarecimentos. Trata-se de um projeto contemplado pelo Dadetur.

11h27

O Procon e a Ouvidoria também estão a postos para atender a população na Escola Nativa Fernandes, no Sertão da Quina, neste sábado, 26. No caso da ouvidoria, podem ser registradas reclamações, elogios e solicitações. Já no Procon, é possível realizar atendimentos referente às relações de consumo.

Quem não conseguir comparecer, pode acessar os serviços da seguinte maneira:

Ouvidoria- praça 13 de Maio, de segunda a sexta-feira, das 8 as 17; pelo telefone 3833-7227 ou pelo endereço eletrônico ouvidoria@ubatuba.sp.gov.br

Já o Procon realiza os atendimentos em dois polos: na região central, a sede fica no prédio do Poupatempo, já na Região Sul o atendimento é no Espaço Cidadão, na Maranduba. Mais informações procon@ubatuba.sp.gov.br ou pelo telefone 3833-7116

11h24

A equipe do setor de Trabalho e Renda da Secretaria de Assistência Social também participa do “Prefeitura Bairro a Bairro: Cuidando de Você”, neste sábado, 26, no Sertão da Quina, com orientações sobre cursos de capacitação profissional, vagas do Balcão de Empregos, como acessar o crédito do Banco do Povo e outros serviços disponíveis em parceria com o Sebrae.

Durante a semana, o Balcão de Empregos atende no Poupatempo na av. Professor Thomaz Galhardo, número 1172, no Centro, de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Quem está procurando um emprego precisa levar os seguintes documentos: RG, CPF e Carteira de Trabalho.   Já o cadastro de empresas que oferecem vagas pode ser feito diretamente na plataforma online do Balcão de Empregos, disponível na internet em http://servicos.ubatuba.sp.gov.br/

O serviço também presta apoio na elaboração de curriculum vitae, além de organizar cursos de qualificação profissional.

11h12

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também está presente na ação Prefeitura Bairro a Bairro por meio da Comissão de Assistência Judiciária. O órgão dá orientação jurídica à população mais carente que busca assistência jurídica gratuita da Defensoria Públicado Estado. Os tipos de casos atendidos são aqueles que tramitam na justiça estadual como no caso de vara de família, pensão alimentícia inventário, questões de saúde, criminal, entre outros. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, para atendimento geral e a triagem é com hora marcada. Também há um WhatsApp que pode ser acionado para atendimento ou agendamento 12 99765-6557. O endereço é rua dos Três Poderes, 75, na Estufa 2.

11h09

Uma equipe da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – também está com uma equipe de atendimento na Escola Nativa Fernandes, no Sertão da Quina. A instituição de ensino municipal recebe na manhã deste sábado a prefeita Flavia Pascoal, todo o seu secretariado, além de órgãos como Procon, Ouvidoria, Fundações e empresas públicas.

A Sabesp oferece no local diversos serviços à população, como 2ª via da fatura, troca de titularidade, parcelamento de dívidas, solicitação de ligação de água e demais serviços de manutenção. Compareça à escola Nativa Fernandes até as 13h deste sábado e tire suas dúvidas no atendimento da Sabesp.

A iniciativa faz parte do programa Bairro a Bairro Cuidando de Você, que tem como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços públicos e também abrir um canal para abordar as principais demandas diretamente com os munícipes. Todas as secretarias atenderão os moradores do Sertão da Quina na escola Nativa.

11h05

A Secretaria de Assuntos Jurídicos permite que os muncípes possam solicitar informações sobre processos que tramitam junto à pasta bem como sanar eventuais dúvidas e ou questionamentos sobre execuções fiscais em andamento. “Essa é uma iniciativa importante porque o município tem mais de 100 km de extensão e essa é uma região distante do centro. Centralizar e uniformizar esse atendimento no mesmo espaço físico é um grande beneficio para a população”, reforçou o secretario adjunto de assuntos jurídicos Lucas Castanho.

11h00

A Polícia Militar Ambiental também está na EM Nativa Fernandes esclarecendo dúvidas sobre os crimes ambientais. Caso alguém deseje denunciar alguma ocorrência, pode utilizar os seguintes canais: 3832-2876 ou 3832-6088/0800-0177070 (Ouvidoria) /0800-0555190 e 190 (Policia Militar) ou pelo site do Governo do Estado sigam.ambiente.sp.gov.br

10h29

Os preparativos para a ação Bairro a Bairro: Cuidando de Você começaram durante a semana com as secretarias de Infraestrutura e Obras Públicas realizando serviços de manutenção em diversas localidades do bairro. Durante o evento de hoje, o secretário da pasta, Ivanderlei Barbosa ressaltou que a região do Sertão da Quina foi contemplada com o asfaltamento de diversas ruas ao longo de 2021 e que para este ano estão previstos novos investimentos no bairro. “Nossas equipes estiveram na região fazendo uma inspeção e já podemos adiantar que estamos em processo licitatório para asfaltar mais algumas vias do bairro, que deve acontecer ainda em 2022”, adiantou o secretário.

10h22

A Secretaria Municipal de Saúde também marca presença na ação Bairro a Bairro Cuidando de Você que acontece na manhã deste sábado, dia 26, no Sertão da Quina. Neste momento, as equipes estão oferecendo aos munícipes vacinação contra a Covid-19, avaliação e orientação sobre saúde bucal, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientações sobre ansiedade, ouvidoria itinerante e oficina de arteterapia com a confecção de garrafas decoradas.

Na unidade de saúde do bairro também estão realizando coleta de preventivo e vacinação de rotina. O setor de endemias também participa da iniciativa percorrendo as ruas do bairro com ações de combate à dengue, zica e chikungunya.

10h12

A população está tendo a oportunidade de falar diretamente com prefeita durante a ação Bairro a Bairro: Cuidando de Você, no Sertão da Quina. “Agradeço a oportunidade de conseguir falar com a prefeita Flavia. Isso é bom porque assim trabalhamos em parceria. Parabenizo toda a ação que está acontecendo hoje na escola”, comentou a moradora Lurdes Soeiro, a primeira a ser atendida pela prefeita Flavia Pascoal durante o evento de hoje. Para falar com a prefeita, basta comparecer na Secretaria da EM Nativa nesta manh0ã.

10h03

A Comtur também está marcando presença no Bairro a Bairro para tirar dúvidas sobre regulamentação de entrada e permanência de veículos de fretamento turístico na cidade bem como orientações sobre o cadastramento dos meios de hospedagem e agências de turismo.

10h01

A Secretaria de Turismo está preparada para dialogar sobre o Turismo de Base Comunitária, principalmente da região Sul, muito rica nesse aspecto contando com o Quilombo da Caçandoca, a Aldeia Renascer e a comunidade Caiçara. A equipe também está com matéria gráfico disponível para quem desejar saber mais sobre o município.

9h53

A EM Nativa é o cenário perfeito para a Secretaria de Esportes e Lazer promover vivências e gincanas aquáticas com pranchas de stand up e pranchas de surf.

9h45

A prefeita Flavia Pascoal está aproveitando a ação Bairro a Bairro: Cuidando de Você, no Sertão da Quina para dialogar com a população e ouvir as demandas da região. As principais solicitações são referentes a infraestrutura. A prefeita já adiantou que diversas obras estão programadas para contemplar a cidade. Durante o evento, a prefeita e os secretários municipais ficarão à disposição da população.

9h43

A Fundac também está presente no Bairro a Bairro cuidando de você. A equipe está ofertando atendimento jurídico referente a adoção e todos os assuntos relacionados à infância – questões de vulnerabilidade social e fazendo encaminhamentos necessários.

9h22

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está participando da ação Bairro a Bairro: Cuidando de Você, no Sertão da Quina. Cerca de 140 mudas serão disponibilizadas para plantio e doação durante o evento. Os moradores que quiserem adquirir as mudas precisam apenas comparecer na sala reservada para o Meio Ambiente para assinatura de um termo de doação.

Serão doadas e plantadas as seguintes mudas: Quaresmeira, Sibipiruna, Aroeira vermelha, Aroeira salsa, Castanheira, Jequitibá rosa, Bauhinia, Ipê, Paud’alho, Inga, Pitanga, Grumixama, Gabiroba, Ameixa preta, Cereja do rio, Cabeludinha, Vapê.

9h05

A equipe do Centro de Referência em Assistência Social  (CRAS) Sul, vinculado à Secretaria de Assistência Social, realizam o atendimento com orientações sobre o Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família, para moradores do bairro Sertão da Quina e adjacências.

A iniciativa faz parte do programa “Prefeitura Bairro a Bairro: Cuidando de Você” que acontece  durante este sábado, 26 de março, na EM Nativa Fernandes, no Sertão da Quina. Também são dadas orientações sobre o benefício de prestação continuada (BPC/LOAS), cadunico, remissão do IPTU, e outros benefícios sociais.

Durante a semana, o atendimento sobre os benefícios sociais é feito pelo CRAS Sul, que funciona na Rua Oscar Rossin, 10, Maranduba. O horário de atendimento ao público é das 8h às 16h.

Para casos de extrema urgência, o CRAS Sul atende por meio remoto, pelo whats app +55 12 3849-5838. O email do serviço é: crassul@ubatuba.sp.gov.br

9h03

Crianças e adolescentes participam na manhã deste sábado, dia 26, de atividades esportivas na Escola Nativa Fernandes, no Sertão da Quina. A instituição de ensino localizada da região Sul do município será a sede do governo de Ubatuba, entre às 9h e 13h. A prefeita Flavia Pascoal e todos os secretários municipais atenderão a população no local.

A iniciativa faz parte do programa Bairro a Bairro Cuidando de Você, que tem como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços públicos e também abrir um canal para abordar as principais demandas diretamente com os munícipes. Todas as secretarias atenderão os moradores do Sertão da Quina na escola Nativa.

E a Secretaria de Esportes e Lazer preparou uma programação especial para entreter o público presente, por meio de atividades lúdicas, para todas as idades e gêneros. Também é uma ferramenta para apresentar as atividades recreativas que a prefeitura oferta em ações de lazer público. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e melhor idade estão participando ativamente das propostas.

9h00

O bairro Sertão da Quina, na região sul de Ubatuba, amanheceu diferente neste sábado, 26. A prefeita Flavia Pascoal e toda a sua equipe de secretários municipais está na Escola Nativa Fernandes para facilitar o acesso da população aos serviços públicos e conversar com os moradores sobre as principais demandas do bairro.

Das 9h e 13h, a escola municipal será a sede do governo itinerantes de Ubatuba. A iniciativa de levar todo o governo municipal para perto da população faz parte do programa “Prefeitura Bairro a Bairro: Cuidando de Você”, que prevê uma série de atividades que envolvem os diferentes setores da prefeitura.

/* * VLibras */