População do Rio Escuro vota a favor da construção do Centro Educacional

Moradores do bairro Rio Escuro participaram na noite desta segunda-feira (7) de uma audiência pública que discutiu a troca do local de funcionamento entre o posto de saúde e o Centro de Educação Infantil Maria Lúcia da Nóbrega, mais conhecido como creche Tia Babá. Por meio de votação, a população local aprovou a mudança e a construção do Centro Educacional que integrará no mesmo terreno unidades de ensino do Infantil ao Fundamental.

O encontro com a comunidade foi realizado na escola municipal Maria das Dores Santos Carpinetti e contou com a presença de cerca de 70 pessoas, entre moradores com direito a voto, servidores das secretarias de Educação e Saúde, vereadores e secretários municipais. A mesa para apresentar e explicar sobre o projeto à comunidade foi composta pela prefeita Flavia Pascoal, vereador Edelson Fernandes, secretária de Educação Fatinha Barros, secretária de Saúde Sheila Barbosa, gestor escolar André Luiz Marques e representante da Sociedade Amigos do Bairro do Rio Escuro (Sabre) Luciene Gomes Araújo Alcântara.

A prefeita ressaltou a importância do projeto por envolver duas pastas, saúde e educação, essenciais para a comunidade. “Ficamos felizes com a escolha dos moradores pois este é um projeto que valoriza e amplia tanto as unidades escolares do bairro quanto os atendimentos de saúde. O próximo passo agora é limpar o terreno, fazer o estudo ambiental da área e os levantamentos necessários para a realização da primeira etapa do projeto”, explicou Flavia Pascoal, ressaltando ainda a intenção de levar o projeto do Centro Educacional para o bairro da Estuda 2 e região oeste.

De acordo com o gestor da escola Carpinetti, com a integração das unidades escolares será possível ampliar o ensino integral, valorizando ainda mais as atividades extracurriculares. A secretária de Educação ressaltou que os benefícios são visíveis e que favorecerá principalmente o aumento da demanda de vagas na creche, com mais espaço para as crianças se desenvolverem e mais qualidade de ensino.

A secretária de Saúde enfatizou que a mudança não causará prejuízos no atendimento aos usuários. “Os mesmos serviços continuarão a ser oferecidos no espaço da creche que será readequado para receber a nossa unidade de saúde, que atende uma média de 50 pessoas por dia”, destacou Sheila.

Para a grande maioria dos moradores do bairro, a possibilidade das escolas integradas é um sonho a se concretizar. “Votei a favor pela questão da interação social das crianças que é importante para o desenvolvimento delas. Com todo o ambiente voltado para a educação, os alunos serão capazes de criar um laço de afetividade grande, porque crescem juntos, e ao saírem desse ambiente se defenderão e estarão em conexão. Laços afetivos fortes são favoráveis para a adolescência e vida adulta”, justificou a professora Renata Gonçalves.

O morador do bairro e pai de dois alunos, Adalton Rodrigues, falou sobre a votação. “A escola precisa de mais estrutura do que o posto. São mais alunos e falta mais espaço para a creche e para a escola. A mudança foi uma ótima ideia para deixar os alunos no mesmo local e com ensino integral”, comentou.

O resultado da votação apontou 35 votos a favor da construção do Centro Educacional, com a troca das unidades, e apenas duas pessoas foram contra a mudança.