Grupos de Fandango realizam “Baile da Consertada” neste sábado

A União dos Grupos de Fandango de Ubatuba realizará neste sábado, dia 20, a partir das 21h, mais uma edição do “Baile da Consertada”, no Rancho Caiçara Antônia dos Santos Mariano, localizado na praia do Perequê-Açu, em frente ao Instituto Argonauta.

A programação é gratuita e promete muita música, com fandango até o dia clarear. A apresentação ficará por conta dos grupos Fandango Caiçara de Ubatuba; Fandango Mestre Pedrinho; Fandango Bacurau e Sementes do Prumirim.

O fandango caiçara é considerado patrimônio imaterial brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), sendo um gênero que mistura música e dezenas de danças que podem ser bailadas, coreografadas em roda ou ainda percutindo-se os pés no chão. A modalidade é uma forma de expressão profundamente enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras, capaz de oferecer ao público participante uma boa dose de cultura e alegria, através de suas histórias musicadas.