Balanço 2021: Fundart aumenta oficinas, faz economias e descentraliza eventos

Aumento no número de oficinas, economia de verbas e a descentralização de cursos e eventos marcaram o ano de 2021 da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba. Mesmo com as restrições impostas pela Covid-19, o presidente da Fundart, Gady Gonzalez, avalia como positiva as ações conquistadas no ano passado.

Uma das principais atividades da Fundação, as oficinas culturais passaram de 16 para 25 cursos oferecidos à população a partir dos 7 anos de idade. Com o aumento, 1280 pessoas foram atendidas pelas oficinas no último ano e o valor investido passou de R$ 150 mil para R$ 250 mil. “Assim que assumimos a Fundart, buscamos descentralizar os cursos e implantamos as oficinas em bairros mais afastados como Sertão da Quina, Ubatumirim, Picinguaba e Ipiranguinha. Alguns cursos também foram levados para dentro das comunidades tradicionais, como uma medida de oferecer mais oportunidade a todos os moradores da cidade”, explicou Gady. Com a descentralização dos cursos, as oficinas chamadas de “Arte para todos” foram renomeadas para “Cultura e arte por toda parte”, em vigor neste ano de 2022.

Outra iniciativa que merece destaque foi a economia de verbas, principalmente na folha de pagamento e despesas de contenção, como gastos com água, luz e telefone. “Ao longo do ano seguramos algumas contratações e conseguimos enxugar a folha em R$ 248 mil. Também reduzimos o consumo de diversos materiais, reajustamos valores de contratos e economizamos outros R$ 56 mil somente em software de gerenciamento. Fechamos o ano com superávit de R$ 157 mil e o repasse da prefeitura por meio do PPA (Plano Plurianual) teve aumento de R$ 700 mil”, contabilizou o presidente.

Com as economias realizadas, a Fundart direcionou mais verbas para a realização de eventos culturais e promoveu, por meio de edital, um chamamento público para selecionar eventos que receberão apoio da Fundação em 2022. De acordo com Gady, essa iniciativa é inédita e permite organizar um planejamento anual das atividades culturais do município, bem como incentivar e expandir festas, festivais, feiras, mostras, seminários, fóruns, espetáculos, entre outras ações. “Aumentamos o valor investido em eventos de R$ 250 mil para R$ 450 mil. Este ano, a população poderá perceber melhor que os eventos foram expandidos e estarão acontecendo por toda a cidade. Em 2021 nossas ações ficaram limitadas por conta da Covid-19, mas esperamos um 2022 diferente”.

Desde o último mês de dezembro, a Fundart assumiu também a administração do Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. Algumas melhorias estão sendo feitas na estrutura do prédio e a intenção da Fundação é levantar recursos para que a renda do teatro seja suficiente para manter os gastos com manutenção e equipe.

Para 2022, a Fundação está fechando um convênio com a Secretaria Municipal de Educação que levará arte-educadores para 10 escolas do município, ampliando as atividades de cultura no contraturno escolar. Com a parceria, 25 arte-educadores serão contratados para atender cerca de 400 alunos. Após as tratativas durante 2021, o convênio deverá estar em vigor no início deste ano letivo.

“O ano passado tivemos muitas conquistas e para 2022 muita coisa boa está por vir. Conquistamos cerca de R$ 1,5 milhão a mais para investir em cultura nos próximos meses e acreditamos estar fazendo uma gestão histórica, mesmo com a torcida contra quando assumimos. Este ano a meta é concretizar as construções que nos propomos a fazer e colocar em prática ainda mais trabalho”, almejou o presidente da Fundação.

Confira as novidades da Fundart para 2022:

Imóvel da Praça 13 de Maio

A Fundart assumiu a administração do imóvel existente na Praça 13 de Maio, onde funcionava antes o Procon. Segundo Gady, o local passará por reforma e abrigará em seguida a equipe administrativa da Fundação.

Prédio da Fundart

Com saída do corpo administrativo do atual prédio da Fundart, localizado na Praça Nóbrega no centro da cidade, o espaço será transformado em uma Escola de Arte para abrigar algumas oficinas culturais, bem como o Projeto Guri.

Fundartinha no bairro da Figueira

A Prefeitura, por meio de um termo de cessão de uso, concedeu à Fundart uma área de 3 mil metros quadrados no bairro da Figueira, para a construção da Fundartinha, um local para a realização de oficinas culturais e educacionais para os moradores da região oeste do município.

Casa da Juventude

Assim que a construção da Casa da Juventude for concluída no bairro da Estufa II, a Fundart fará a gestão da instituição voltada para projetos para crianças e adolescentes.

Associação de Pais do Espectro Autista de Ubatuba

Para este ano, a Fundação tem projetos de realizar oficinas dentro da Apeau, com trabalhos de incentivo à inclusão. Nos próximos meses, a Fundação também realizará o lançamento de um livro escrito por um autista da cidade, produzido durante o período da pandemia. A expectativa é de que o lançamento aconteça no próximo mês de abril.

“A cultura é importante para aproximar os jovens das artes e para promover por meio das oficinas momentos de interação e socialização. As novas gerações passam muito tempo conectadas e envolvidas com tecnologias, mas sair de casa também é importante, colocar a mão na massa e até mesmo se profissionalizar, pois alguns alunos conseguem fazer do aprendizado das oficinas uma profissão. A cultura é capaz de promover mudanças significativas na sociedade”, finalizou Gady.