Secretaria de Pesca estabelece parceria com instituto estadual

A Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura fechou uma importante parceria com o Instituto de Pesca, órgão de pesquisa científica e tecnológica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A cooperação fortalecerá as atividades do programa Algicultura SP, que impulsiona o cultivo de algas.

A parceria foi firmada em uma reunião realizada na manhã dessa quarta-feira (10), entre o secretário de Pesca e Agricultura de Ubatuba, Leandro Herrera, e o diretor do Núcleo de Pesquisas e Desenvolvimento do Litoral Norte do Instituto de Pesca, Venâncio Guedes de Azevedo. O programa é uma idealização da pesquisadora científica Dra. Valéria Gelli.

De acordo com Herrera, a iniciativa impulsionará a capacitação e a implementação de cultivos da macroalga Kappaphycus alvarezii na cidade, além de promover o apoio e o incentivo à inclusão de membros de famílias e comunidades tradicionais, entre outras iniciativas.

“É importante ressaltar que o cultivo de macroalgas marinhas oferece benefícios ambientais significativos, atuando como filtros naturais ao remover poluentes e nutrientes em excesso da água”, destacou Herrera, explicando ainda que essas algas têm um potencial promissor para serem utilizadas na produção de uma ampla gama de produtos, incluindo alimentos humanos, biofertilizantes, cosméticos e muito mais.