Poder Executivo Municipal

Educação planeja formação dos professores dos Núcleos Tecnológicos

Educação planeja formação dos professores dos Núcleos Tecnológicos

Uma equipe da Secretaria de Educação de Ubatuba esteve em reunião com a equipe da empresa Faz Educação na última quinta-feira, 22, para fazer um balanço das atividades desenvolvidas no projeto do Núcleo de Inovação Tecnológica em 2022 e planejamento para a capacitação anual de 2023.

Neste ano, as capacitações aconteceram para 10 turmas/encontros com temas específicos, que tiveram a participação de 252 profissionais onde todos receberão o certificado de Formação em Tecnologias Educacionais e, 85 desses professores, conseguiram também a certificação de “Apple Teacher”.

Para 2023, a proposta é a realização de formação de 400 profissionais da Educação divididos em até 12 turmas – serão 10 encontros com duas horas de duração e certificação de horas concluídas e previsão de início em fevereiro de 2023.

Para a secretária Fatinha Barros, a capacitação vem ao encontro da atual política de gestão da SME, que investe em formações constantes e contínuas aos profissionais da Rede Municipal de Ensino.

“As formações dão suporte a nossos professores e são importantes para que agregar cada vez mais valor à aprendizagem”, enalteceu a secretária. Ton Ferreira é representante da Faz Educação e, mesmo não estando presente no encontro, reforçou que a Faz Educação investe na formação continuada dos professores, pois “não adianta pensar só em tecnologia nas escolas se não tivermos a instrumentalização para utilizar esse recurso”.

Férias digitais

Outro assunto mencionado durante o encontro foi o projeto Férias Digitais. Em julho deste ano, a SME e Faz Educação realizaram a iniciativa, na qual os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar novas experiências gratuitas com o uso do Ipad em atividades lúdicas, divertidas e repletas de aprendizado entre os dias 18 e 22 do referido mês. Foram três modalidades de oficinas:  programação, multimídia e stop motion. Foram 204 inscrições somando oito escolas. Desses, foram 135 participantes que puderam contar com o apoio da coordenação do projeto junto com cinco monitores e utilizaram 35 iPads no desenvolvimento das atividades.

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