Poder Executivo Municipal

Melhorias na gestão e reformas do espaço são destaques da Fundac

Melhorias na gestão e reformas do espaço são destaques da Fundac

Implantar projetos, programas e serviços de proteção especial e socioeducativos a crianças e adolescentes que tenham seus direitos ameaçados ou violados, juntamente com seus familiares, é o objetivo principal da Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba (Fundac).

Suas atividades priorizam programas que buscam a integração social das crianças e adolescentes acompanhados, bem como a construção, resgate ou reconstrução de sua cidadania e autoestima. Elas incluem o acolhimento institucional e a realização de oficinas esportivas e outros programas educativos como parte do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SFCV).

Ao longo de 2021, aconteceram muitas ações no âmbito administrativo, como a aquisição de equipamentos de informática, a elaboração e inscrição de projetos, a mudança do sistema de gestão de recursos humanos, a capacitação e a adequação do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e oficinas socioeducativas. Também foram realizadas a adequação e ampliação do Espaço de Convivência, com construção de mezanino na parte superior do espaço, e foi iniciada a reforma e adequação do prédio destinado ao acolhimento.

Devido à pandemia de Covid-19, as oficinas socioeducativas de xadrez, violão, teatro, capoeira, jiu-jitsu e taekwondo foram mantidas na modalidade virtual até julho de 2021. Logo após uma certa flexibilização, passaram a ser semi-presenciais e, em setembro, já com a vacinação em estado avançado, retornaram à modalidade presencial. As oficinas foram realizadas no Espaço de Convivência, na Sede Administrativa e, de forma descentralizada, nas escolas municipais Mario Covas, no Ipiranguinha, e Marina Salete, no Perequê-Açu.

Para 2022, as metas incluem: a aquisição de veículo novo; a ampliação e descentralização das oficinas com maior oferta de vagas; a construção de uma nova sede administrativa e o término das adequações nas duas unidades prediais para o serviço de acolhimento, com a manutenção de ambas em estado adequado para uso.

/* * VLibras */