Guarda Civil Municipal atende mais de 300 ocorrências em 2022

A Guarda Civil Municipal de Ubatuba continua investindo em qualificação do efetivo e em melhoria das condições para desenvolver um trabalho eficaz na cidade. Em 2022, foram registrados 304 atendimentos a ocorrências.

Muitas ações foram registradas durante o ano: o efetivo realizou curso de qualificação e renovação de porte de arma, participou de treinamento de vistoria e identificação veicular e documental, adquiriu novos armamentos e está em processo de recebimento de verba para a aquisição de uma base móvel.

Além disso, assinou um termo de cooperação técnica com a Guarda Civil Municipal de São José dos Campos, que vai permitir que seja ministrado curso de capacitação e habilitação para o porte de armas de fogo aos profissionais da Guarda Civil Municipal de Ubatuba.

O convênio é valido por um ano e permite renovação. Outra vantagem é que a iniciativa não gera custos para o município e foi firmada com fundamento no artigo 116, da Lei Federal nº 8.666/93.

“O curso de qualificação que realizamos foi para utilizar o novo armamento: são duas espingardas calibre 12 e três carabinas modelo CCT.40, além de munições compatíveis com os novos equipamentos. Já o estágio de Qualificação Profissional é para a renovação de porte”, explicou a comandante da GCM, Patrícia do Amaral.

“O armamento novo é para maior segurança dos nossos munícipes. Estamos buscando investir na segurança do município e essa é mais uma das iniciativas no setor”, acrescentou a prefeita Flavia Pascoal.

A Guarda de Ubatuba é referência em documentação, estatuto, plano de carreira, atendendo às Leis Federais. Além da segurança de prédios públicos, a Guarda Municipal atua na fiscalização de trânsito, cumprimento de leis municipais, rondas escolares e apoio à Polícia Militar.

Atualmente, a corporação conta com um efetivo de 50 guardas, sendo 9 do sexo feminino; possui seis viaturas quatro rodas (quatro Dusters e dois Sienas) e seis motocicletas.

Confira um resumo da GCM em 2022

Recebimento de 209 solicitações para apoio em diversas ações/eventos da administração direta e indireta, igrejas e outros segmentos;

Conquista de emenda parlamentar no valor de R$400 mil para a aquisição e adaptação de um veículo do tipo Van, devidamente equipado, para utilização pela Guarda Municipal como Base Móvel. A assinatura do contrato aconteceu no dia 6 de dezembro e o prazo de entrega da base móvel é de até 150 dias após esta data;

Processo para aquisição de uniforme em fase de conclusão (já feito o pregão eletrônico).