Poder Executivo Municipal

Ubatuba instala coletoras de bitucas e totens com cinzeiros de praia

Ubatuba instala coletoras de bitucas e totens com cinzeiros de praia

Ubatuba foi uma das cidades beneficiadas com a instalação de caixas coletoras de bitucas e totens com cinzeiros de praia. A iniciativa é resultado de parceria entre a  Bem Bolado Brasil com a Poiato Recicla – através da Flow Sustentável.

Quatro pontos do município foram contemplados: Itamambuca, Itaguá, pista de skate e centro e o projeto tem a previsão de durar cerca de um ano. Ao todo, 6.175 bitucas foram coletadas em Ubatuba e São Sebastião – cidades que apoiam a ação.

Isso significa que foram poupados 2,5 kg de lixo tóxico que poderia contaminar o solo e a água, uma vez que uma única bituca contém mais de 7 mil substâncias químicas tóxicas.

Em dezembro, o descarte correto dos resíduos de cigarro deixou de contaminar 3.088 litros de água.

O chefe da Seção de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba, Beto Francine, destacou que o ideal é que as pessoas repensem seus hábitos de vida para terem uma saúde melhor.

“Enquanto isso não acontece, coletar estes resíduos de cigarro diminui o impacto no meio ambiente, em especial, nas praias e, após o processamento destas bitucas, elas podem se tornar obras de arte, pois são descontaminadas e voltam como uma pasta de celulose. Sem dúvidas, é uma importante iniciativa que a secretaria apoia”, salientou.

Para minimizar o impacto do material ao meio ambiente, os resíduos dos cigarros são transformados em massa celulósica para a produção de papel que é posteriormente direcionado a instituições que fazem produtos como cadernos, por exemplo. A Poiato Recicla é a primeira usina de reciclagem de cigarros do Brasil, com tecnologia 100% nacional, desenvolvida pela Universidade Federal de Brasília (UnB). O processo de reciclagem retira todas as substâncias tóxicas e extrai a fibra de celulose para fazer papel artesanal.

/* * VLibras */