SMEL realiza capacitação dos profissionais para volta às aulas

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Ubatuba, está realizando planejamento e capacitação com coordenadores e professores dos Projetos Esportivos para este ano, as atividades já tiveram início dia 24 de janeiro e tem programação até dia 11 de fevereiro.

O secretário-adjunto de esportes e lazer, Antônio Ferreira, explicou sobre a importância da realização dessas ações com os servidores. “Para a secretaria é muito importante, pois eles terão uma semana de formação antes de começar as aulas, e isso é fundamental, para que todo mundo consiga entender as diretrizes e normativas, para que caminhemos juntos e de maneira simétrica”.

Na última semana, foram discutidos os novos moldes e as diretrizes dos projetos sociais para 2022. Os coordenadores dos projetos, Modalidades Aquáticas, Esporte de Aventura, Esportes Coletivos, Melhor Idade e Eventos, tiveram também a oportunidade de participar de uma capacitação de Excel, ferramenta que será muito utilizada por eles para gestão de planilhas e acompanhamento das listas de frequência.

Visando economia e valorização dos profissionais da secretaria, as aulas de Excel foram ministradas pelo estagiário da pasta, Eike Ioshuah Domen Pena, que é técnico em informática e Excel, e atualmente estudante de Ciências econômicas com ênfase em controladoria. “As aulas foram espetaculares, e quem está ministrando essas aulas é o nosso estagiário Eike, que domina muito as ferramentas do Windows”, ressaltou Antônio Ferreira.

Entre os dias 31 de janeiro e 11 de fevereiro continuarão acontecendo as ações de planejamento e capacitação para 2022. A secretaria ofertará palestras com temas levantados pelos professores no ano anterior, como: Ginástica funcional, Socorros de urgência – focando traumas, e Psicologia – análise da gestão de conflitos entre pessoas.

Antônio destacou, que foram temas que imergiram dos próprios professores no ano passado. “Temas que surgiram deles e estão diretamente ligados a seu cotidiano, e que a gente vai atender já no início do ano”.

Matrículas e rematrículas 2022

Alunos já inscritos nas escolinhas esportivas no ano de 2021 permanecerão com as respectivas vagas, não sendo necessária realização de rematrícula. As atividades para os alunos já participantes terão início no dia 14 de fevereiro.

A Secretaria de Esportes e Lazer estará em processo de migração das inscrições presenciais para online, facilitando a adesão de novos alunos e a instauração de um novo sistema de inscrição por fluxo contínuo, previsto para iniciar no próximo mês de março.

A pasta atende de norte a sul do município com quatro projetos sociais: Atividades Aquáticas – escolinha de natação infantil e adulto, hidroginástica, hidroginástica para funcionários da prefeitura, hidroginástica saúde e treinamento de natação para crianças, adolescentes e adultos; Esportes Radicais e de Aventura – surfe e canoa polinésia; Atividades Coletivas e Individuais – atletismo, corrida de rua, basquete, vôlei, futebol e futsal; e Melhor Idade – atletismo, caminhada, coreografia, ginástica, funcional, hidroginástica, jogos de mesa, tênis de mesa, ritmos, vôlei adaptado e yoga.

A secretaria realizou algumas mudanças nos horários e locais de atendimento. “Temos uma boa expectativa em aumentar o número de alunos nas turmas, até mesmo pelas mudanças de horários, que foram estratégicas, colocamos horários para que pudéssemos potencializar as turmas”, completou o secretário-adjunto de esportes e lazer.