Diretoria de Trânsito aborda hoje 300 motoristas em blitz educativa

Na manhã desta terça-feira (17), a Diretoria de Trânsito realizou mais uma blitz educativa que faz parte do calendário de ações do Maio Amarelo – mês que visa a redução de acidentes no trânsito. Na ação, que teve como foco motoristas de automóveis, foram abordados cerca de 300 veículos.

A blitz aconteceu no semáforo do cruzamento entre as avenidas Prof. Thomaz Galhardo e Rio Grande do Sul, na região central da cidade, ao contrário da primeira abordagem, realizada no dia 12 de maio, em frente ao Ginásio de Esportes Tubão.

“A ação do dia 12 aconteceu em parceria com a Concessionária CCR RioSp e o foco da abordagem eram os motociclistas, principalmente, pela dinâmica de simulação de ponto cego de caminhões. Estimamos que o público atingido foi de mais de mil pessoas”, afirmou o responsável pelas iniciativas de Educação no Trânsito no município, Vinícius Brito.

Além disso, o setor também esteve presente no evento Bairro a Bairro: cuidando de você, que aconteceu na EM Marina Salete, no Perequê Açu, promovendo a abordagem da população e entregando material educativo.

“A Diretoria de Trânsito está engajada na redução no número de sinistros, que é a nova terminologia para acidentes, segundo a ABNT. Pelo dicionário Aurélio, “sinistro” é sinônimo de desastre – um acontecimento trágico que acarreta grandes perdas materiais”, explicou o diretor de Trânsito Ródney Stuart Lombardi.

Programação

Ainda estão previstas duas ações no cronograma do Maio Amarelo em Ubatuba. Na próxima terça-feira (24), outra blitz educativa acontece no mesmo lugar – entre as avenidas Prof. Thomaz Galhardo e Rio Grande do Sul; já no dia 31, juntamente com o Corpo de Bombeiros e o Samu, haverá uma simulação de acidente e demonstração de resgate, que acontece na Praça Capricórnio, ao lado da Pista de Skate, às 14 horas.

Índices

O objetivo do movimento é promover uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.

Segundo a Diretoria de Trânsito de Ubatuba, o maior índice de registro de acidentes na cidade é dos que possuem envolvimento com motocicletas. Em 2021, Ubatuba registrou 556 acidentes não-fatais – delas, 196 ocorrências foram com motos, 180 com carros e 45 com bicicletas.

Já sobre os registros com vítimas fatais, foram registrados 18 sinistros (acidentes) sendo que desse total, apenas três ocorreram em circunscrição municipal – os demais se deram em áreas de domínio estadual e federal (rodovias).