São Paulo Boat Show promove Ubatuba como destino turístico

Ubatuba marcou presença no São Paulo Boat Show 2023: um evento que apresenta novidades, embarcações, produtos náuticos, destinos e reúne os principais nomes do setor. Com material exposto no estande do Circuito Litoral Norte, junto com as demais cidades que compõem o consórcio, a participação aconteceu em todos os dias de duração da feira, realizada de 21 a 26 de setembro, no salão da Expo São Paulo.
Por meio de material gráfico, os cinco municípios divulgaram seus atrativos e fornecedores de turismo Náutico – um segmento que cresce exponencialmente na Região, contando com o apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado.

Além dessa divulgação, Ubatuba foi representada pela participação do assessor de Relações Institucionais, Luiz Fernando Chaves, em dois dias de evento – sexta-feira, 22, e segunda-feira, 25.

De acordo com ele, no dia 22, as discussões foram mais voltadas a projetos ambientais relacionados ao setor náutico que podem ser implantados nas cidades litorâneas, inclusive, em Ubatuba.

“Meio Ambiente e o segmento náutico andam muito juntos, afinal, você sempre quer navegar em mares limpos, então, é muito interessante ter o setor junto a projetos ambientais, desde a iniciativa ‘Mar sem Lixo’, que já temos no município, até o descarte correto de materiais produzidos em navegação”, explicou Chaves.

Já no dia 25, as tratativas predominantes foram estabelecidas com empresários do setor de construção de embarcações.  Chaves comentou que a ideia é transformar Ubatuba em um possível distrito náutico, que não só serviria para trazer barcos para reforma ou, até mesmo, para construção, mas realizar toda a parte de manutenção desses barcos e dos motores considerando, ainda, a manutenção preventiva e a resolução de problemas.

“As vantagens são muitas, desde a geração direta de emprego e renda até a capacitação de

jovens para o segmento, com conhecimentos sobre mecânica, manutenção, construção da parte náutica, de lanchas, ou até de barcos um pouco maiores, dependendo de como planejaremos o distrito náutico. São pontos importantíssimos”, pontuou.

O assessor avaliou a participação no evento como produtiva, principalmente, em relação a relacionamentos – o chamado “networking”.

“Acredito que vai frutificar em coisas muito boas, que é tudo o que o nosso prefeito Marcinho quer que seja feito. Daqui pra frente, termos uma Ubatuba pensada para os próximos 10, 20 anos, e não apenas na próxima eleição”, concluiu.