Ambulantes participam de Curso de Gestão e Noções de Higiene e Manipulação de Alimentos

O Teatro Pedro Paulo Teixeira Pinto sediou, nesta segunda-feira, 29, a aula inaugural do Curso de Gestão e Noções de Higiene e Manipulação de Alimentos – uma capacitação gratuita para ambulantes do setor de alimentos e bebidas de Ubatuba, resultante de uma parceria entre a Secretaria de Turismo (Setur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/SP.

As inscrições foram abertas e 36 interessados participam da formação, que acontece até o dia 03 de dezembro em dois polos: a sede da Secretaria de Educação de Ubatuba e o Espaço Cidadão na Maranduba, visando a descentralização, que facilita o acesso dos profissionais de norte a sul do município.  Somente a primeira aula foi realizada de maneira conjunta.

O Gestor de Território do Sebrae no Litoral Norte, Eduardo Ilário, falou sobre a importância de dar início a um projeto dessa natureza e sobre o conhecimento que será agregado durante a capacitação. “Vocês viram a oportunidade como uma chance de melhorar aquilo que fazem. Isso mostra o quanto vocês estão comprometidos. Desejo que aproveitem ao máximo esses dias.”

A prefeita Flávia Pascoal também deu as boas-vindas aos participantes, agradeceu ao Sebrae e à Setur pela promoção da iniciativa e falou sobre a expectativa para o setor. “A gente espera que as pessoas se envolvam mais com o tema, pois é um curso importante relacionado à manipulação e ao trato com os alimentos, bem como ao empreendedorismo. Nós estamos trabalhando muito para poder melhorar a situação das praias, investindo em ações de fiscalização”, garantiu.

Iniciativa

O secretário de Turismo, Alessandro Luís Morau explicou que se trata de uma ideia que surgiu na Secretaria de Turismo há alguns meses pensando no impacto positivo tanto para os participantes do curso como para moradores e turistas que usufruem desse serviço.

“O objetivo é oferecer uma qualificação que seja frequente. A gente inicia com essa parceria com o Sebrae e entendemos que, quanto mais nós nos qualificarmos, todos vão ganhar”, frisou Morau. “Essa primeira turma representa uma mudança de comportamento, então, gostaria de parabenizá-los por terem procurado qualificação. Vocês serão exemplos para todos os outros”, acrescentou.

O secretário ainda disse que esse deve ser o primeiro passo da conquista de outros benefícios para os ambulantes, pois a Setur já está em contato com outras empresas para que sejam parceiras da Prefeitura no apoio à categoria, também, como uma forma de valorização e incentivo a esses profissionais.

Segurança alimentar

A primeira aula foi ministrada pela Consultora de Negócios do Sebrae, Natália Solano Serobaba, e abordou assuntos referentes à segurança alimentar e alimentação fora do lar. “Esse é um assunto muito delicado. Nós precisamos estar atentos às boas práticas. Qualquer pessoa que opera alimentos, seja um empreendedor de pequeno porte ou um restaurante, precisa ter noção de higiene e de manipulação dos alimentos. Fico muito feliz de, por meio desse espaço aberto junto ao Sebrae, falar sobre esse tema hoje”, finalizou.