
Entre os dias 09 e 12 de setembro, a Secretaria de Saúde promove uma capacitação voltada à realização de testes rápidos (TR) para HIV, hepatites virais e sífilis. A formação é conduzida por profissionais multiplicadores da própria rede, em parceria com o Governo do Estado, reunindo 37 participantes entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos, assistentes sociais, integrantes da rede de urgência e dentistas.
A programação foi estruturada em quatro dias, com os participantes divididos em duas turmas. Cada grupo tem um dia de atividades teóricas e outro de práticas, garantindo tanto o embasamento conceitual quanto o treinamento técnico necessário para a realização dos exames de forma segura e eficaz. A ação vai fortalecer a rede municipal para ampliar o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) aptas a oferecer os testes de maneira eficiente.
“Ao ampliar o número de profissionais capacitados, garantimos que mais pessoas tenham acesso ao diagnóstico precoce e ao acompanhamento adequado. Essa é uma estratégia fundamental para salvar vidas e interromper a cadeia de transmissão das infecções”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids, Flora Badaró
Atualmente, todas as UBS’s já realizam o teste rápido. Entretanto, com a conclusão da formação, a expectativa é de que Ubatuba amplie ainda mais essa oferta em diferentes pontos da rede municipal.
Saiba quem são os multiplicadores
Os multiplicadores de teste rápido são profissionais de Saúde de nível superior preparados para capacitar e supervisionar outros trabalhadores da rede (executores) na realização dos exames. Além de garantir a qualidade técnica, eles acompanham os processos de trabalho e atuam como ponto de referência e apoio especializado na região.