Avaliação de Densidade Larvária aponta estado de alerta em Ubatuba

O setor de Endemias da Secretaria de Saúde de Ubatuba concluiu uma nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do município que apontou taxa de 3,3% de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya. O índice é considerado pelo Ministério da Saúde como estado de alerta.

Os dados foram coletados durante o mês de abril e registraram um significativo aumento se comparado ao último levantamento realizado no mês de janeiro de 2022, que ficou em 0,9%. Para entender melhor, o Ministério da Saúde possui três classificações: até 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco.

Guilherme Araújo, responsável pelas equipes de endemias do município, ressalta que o setor tem feito ações em diferentes bairros da cidade e vistoriado residências e comércios.

Mesmo com poucos casos de dengue registrados na cidade, 16 confirmados e outros 35 aguardando o resultado de exames, a Secretaria Municipal de Saúde pede que a população intensifique o combate aos criadouros do mosquito, mantendo a limpeza frequente dos imóveis e caixas d’água, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito.

Confira as Avaliações de Densidade Larvária de 2021

Janeiro de 2021: índice de 1,3%