Poder Executivo Municipal

Ubatuba lança oficialmente projeto “Cidade Protetora”

Ubatuba lança oficialmente projeto “Cidade Protetora”

Na tarde desta segunda-feira, dia 30, foi promovido, pela organização Gaiato (Grupo Aberto à Infância e Adolescência Técnicas Ocupacionais) e pelo CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Ubatuba), o evento de lançamento do projeto “Cidade Protetora”. 

“Objetivo do projeto é articular e mobilizar toda a população de Ubatuba em prol da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, através de ações educativas e de comunicação. Não somos apenas nós que trabalhamos nesse setor que somos responsáveis, mas sim toda a sociedade”, explicou a presidenta do Gaiato, organizadora do projeto, Mariza Azevedo. 

Durante o evento, que reuniu representantes da prefeitura, do terceiro setor e da sociedade civil, também foram divulgados o protocolo e o fluxo de escuta especializada para crianças e adolescentes de Ubatuba, que foram vítimas ou testemunhas de violência. “A Cidade Protetora vem para qualificar a escuta especializada e também definir o CREAS (Centro De Referência Especializado De Assistência Social) como equipamento de referência para essa ação. Isso é um grande avanço para Ubatuba e fortalece a nossa rede de proteção das nossas crianças”, comentou Anderson Paiva, secretário de Assistência Social – pasta responsável pela administração do CREAS. 

Além dessas ações, no encontro ainda foi lançado o site do Observatório da Criança e do Adolescente – uma ferramenta importante na luta de proteção dos menores, já que no ambiente virtual é possível consultar todas as leis de proteção existentes na cidade. 

A prefeita Flavia Pascoal acompanhou o evento e salientou que o cuidado com as crianças é uma das prioridades do seu governo. “Trabalhamos para trazer dignidade e respeito para as pessoas, e isso começa desde a infância. Por isso, intensificamos as atividades com a primeiríssima infância e vamos continuar mobilizando todos com essas iniciativas, no sentido de cuidar sempre das nossas crianças e adolescentes”.

/* * VLibras */