Ubatuba participará da IV Conferência Nacional de Educação

Sete professores de Ubatuba irão representar o município, como delegados estaduais, na IV Conferência Nacional de Educação – CONAE, que será realizada em Brasília, nos dias 29 e 30 de novembro, e 1 de dezembro. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, esta edição do evento terá o maior número de profissionais de Ubatuba já registrados no evento como delegados.

A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático aberto pelo governo federal para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional, durante o evento são debatidos temas da educação escolar.

Os representantes de Ubatuba no evento serão os (as) professores (as): Inah Araújo que ficou responsável em organizar no município a etapa intermunicipal do núcleo 11, Jacqueline Silveira Pereira Conceição, José Ronivan de Faria, Telma Raizer Marcelino da Silva, Alessandra Cristina Fontes dos Reis, Joseane da Costa Mateus Amorim e Rodolfo Pires Casesque. Os profissionais foram selecionados para participar do CONAE através de uma eleição realizada em uma etapa intermunicipal da Conferência de Educação, que ocorreu ainda no primeiro semestre deste ano, de maneira online.

Segundo o governo federal, é atribuição dos delegados: “discutir e deliberar sobre as temáticas do evento; para isso, conhecer os temas norteadores, os eixos e o documento orientador, assim como refletir sobre os avanços e os desafios que o município deverá alcançar na educação. Ressalta-se que, para fortalecer essas discussões, é essencial o conhecimento do Plano Municipal de Educação do seu município, visando a deliberação de propostas coerentes que venham fomentar e efetivar a política da educação no município”.

Entenda o CONAE

Neste ano, a IV Conferência será realizada no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, sob a coordenação do Fórum Nacional de Educação (FNE). Na sua 4ª edição a CONAE abordará os seguintes temas:

– O Plano Nacional de Educação 2024-2034 – avaliação das diretrizes e metas;

– Uma Escola para o futuro – tecnologia e conectividade a serviço da educação;

– Criação do Sistema Nacional de Educação (SNE) – avaliação da legislação inerente e do modelo em construção. Estes três eixos serão divididos em 14 subeixos.

A Comissão Organizadora Nacional do evento é integrada por representantes das secretarias do Ministério da Educação, da Câmara e do Senado, do Conselho Nacional de Educação, das entidades dos dirigentes estaduais, municipais e federais da educação e de todas as entidades que atuam direta ou indiretamente na área da educação.