Corrida de Canoa abre Semana das Comunidades Tradicionais

A manhã desta quarta-feira, 16, foi marcada pela realização da 3ª Corrida Estudantil de Canoa Caiçara da EM José Belarmino Sobrinho, localizada no Puruba. Sediada na praia do Estaleiro, a iniciativa dá início à Segunda Semana das Comunidades Tradicionais em Ubatuba – que também contará com solenidade de abertura oficial nesta quarta, a partir das 18h30, na sede do Projeto Tamar.

Essa é a terceira edição da Corrida Caiçara, que já aconteceu nos anos de 2014 e 2019 e que, este ano, homenageou Zita Pedro dos Santos. Participaram cerca de 200 alunos do 5º ao 9º ano, além da comunidade escolar e o apoio dos pais e responsáveis.

De acordo com a equipe de supervisão escolar, a ação tem como objetivo valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também permitir que os estudantes possam participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Além disso, a atividade também faz com que os alunos possam exercitar valores como  empatia, diálogo, resolução de conflitos e cooperação, promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

“Estamos muito felizes de celebrar o trabalho realizado nas escolas, que desenvolve um dos pilares da Educação Municipal, que é História e Memória de Ubatuba, integrando o ‘Projeto Caiçara sim, com muito orgulho’. Além disso, a iniciativa ainda contempla algumas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que determina os direitos de aprendizagem de todo aluno cursando a Educação Básica no Brasil, como repertório cultural e trabalho e projeto de vida”, destacou a secretária de Educação de Ubatuba, Fatinha Barros.

Quem foi Zita Pedro dos Santos

Dona Zita foi uma forte liderança na comunidade do Ubatumirim que, inclusive, fundou a Associação Amigos da Praia do Ubatumirim, conquistando para o bairro a energia elétrica, a sede da associação, além de seis ranchos para abrigar canoas de pesca, em parceira com Prefeitura.

Além de empreendedora, trabalhou na área da saúde atuando em unidades da região norte durante muitos anos.

Programação da abertura

Após o lançamento do livro “Histórias do Quilombo da Fazenda – pelas vozes da juventude”, a abertura oficial da semana contará com roda de saberes entre gerações e, posteriormente, apresentação cultural do grupo de Jongo “Ô de Casa”. Haverá, também, contação de histórias da professora Emília com o causo “Dito e a corrida de canoas”.

Nesse dia acontece, ainda, a abertura da exposição com a temática “Culturas Tradicionais”, no Museu Caiçara, que ficará disponível para visitação até o dia 20 de novembro. A mostra contempla as propostas realizadas pelas escolas durante o ano, que valorizam a cultura Ubatubana – originária da mescla desses três povos: indígenas, africanos e europeus – matrizes do Brasil – que compõem o povo caiçara.

Confira os resultados:

1ª Bateria 1 Remo – Masculino