
Nesta quinta-feira, 18, Ubatuba contará com a realização da oficina “Atlas de Informação de Riscos Geodinâmicos: CoAdaptando comunidades com Educação em Redução de Riscos de Desastres (RRD) às Mudanças Climáticas”, que acontece na EM Manoel Inocêncio, no Sertão do Ubatumirim, das 17h30 às 20h.
A atividade prevê abertura com a Associação de Bananicultores de Ubatumirim (ABU) e apresentação das ações do núcleo local do projeto CoAdapta Litoral/Cemaden, além de uma roda de conversa com moradores e representantes da comunidade.
Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) também apresentarão o Atlas das Informações de Risco de Processos Geodinâmicos do Litoral Norte de SP, documento lançado em setembro de 2024 e que reúne dados sobre áreas suscetíveis a desastres naturais. Também haverá apresentações do programa Cemaden-Educação, que promove jornadas pedagógicas e campanhas de conscientização para prevenir riscos.
“Nossa cidade está localizada em uma região costeira e de serra, com riscos recorrentes de deslizamentos, inundações e ressacas marítimas, fenômenos que têm se intensificado com as mudanças climáticas. Preparar a população para esses eventos contribui para a redução de danos humanos, ambientais e econômicos”, pontuou o diretor da Defesa Civil, Alexandre Napoli.
A iniciativa está em consonância com compromissos internacionais, como o Marco de Sendai para Redução de Riscos de Desastres e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ambos trazem a necessidade de fortalecer a educação e a preparação das comunidades.
O curso é uma parceria entre o Cemaden, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o IPA, a ABU e instituições locais, com apoio de organizações parceiras como a Rede Erê, o Instituto Argonauta e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP).