Poder Executivo Municipal

Muito além de sol e praia: confira o que Ubatuba oferece durante inverno

Muito além de sol e praia: confira o que Ubatuba oferece durante inverno

Ubatuba é sempre uma das opções mais procuradas como destino para as festas de final de ano e férias de verão. Suas belezas naturais, praias e cachoeiras são os principais fatores que atraem turistas de dentro e fora do país. Entretanto, a “Capital do Surfe” pode surpreender os visitantes mesmo no inverno, período considerado “baixa temporada”.

O inverno tem início nesta quarta-feira, 21 de junho, e os próximos meses prometem diversas atrações – dentre elas, a realização de uma das festividades mais tradicionais do município, que costuma atrair grande público: a Festa de São Pedro Pescador – também chamada de “festa da tainha”, que este ano chega a sua centésima edição. (Confira a programação completa).

A festa conta com a realização da famosa procissão marítima, que ocorre desde 1954, com embarcações decoradas e a “benção dos anzóis” (que protege e abençoa a pesca anual com fartura), seguida de missa campal e itens como: o concurso da Rainha dos Pescadores, barraca da Tainha – coordenada pela Colônia de Pescadores Z10 e apresentações tradicionais. A celebração acontece de 23 a 29 de junho.

Outra grande festividade esperada que acontece no mês de julho é a 156ª Festa do Divino Espírito Santo, que acontece sempre na praça da Matriz.

O calendário turístico ainda prevê o Festival de Cultura do Cambury, o Festival do Camarão da Almada e, pelo segundo ano consecutivo, a edição do Menor Forró do Mundo – que acontece na capela construída para a Festa de São Pedro, na Praça de Eventos.

 

Mercado de casamentos

Outra tendência que vem crescendo durante o período é a realização de cerimônias de casamento na praia. O presidente da Associação Ubapracasar, Daniel Santos, comentou sobre esse aumento na chamada “baixa temporada”, período em que, segundo ele, o clima é mais agradável para esse tipo de celebração.

De acordo com ele, em janeiro foram realizadas quatro cerimônias com 187 convidados de fora – número que cresceu gradativamente até abril, quando foram registrados 25 casamentos com 2308 convidados de fora. “Esse volume de pessoas na baixa temporada é o que nós queremos incentivar, pois os convidados que vêm para um casamento, geralmente, permanecem na cidade, consomem em alimentação, hospedagem, fomentando o comércio local”, pontuou Santos.

 

Para as crianças

Ubatuba apresenta uma infinidade de atividades para conferir com a garotada. Confira algumas opções:

Biodiversidade:

Para aproximar ainda mais as crianças da natureza, oferecendo uma série de experiências, é possível visitar o Aquário de Ubatuba, o Projeto Tamar e o Instituto Argonauta.

Cultura: Comunidades Tradicionais

Cultura tradicional não é só a caiçara. Aqui você pode aprender um pouco mais sobre História e se aproximar ainda mais de sua ancestralidade visitando as três aldeias indígenas ou os quatro quilombos que ficam dentro do território do município. Um verdadeiro tesouro e um celeiro de sabedoria.

Aldeia Boa Vista  – fica localizada no Bairro do Prumirin. É aberta diariamente para visitas e exposições de artes Indígena. Contato para agendamento de visitas: (12) 3845-0264 / (12) 9.9708-3430 E – mail: aldeiaboavista@hotmail.com.

Aldeia Renascer – Localizada no Corcovado – região centro-sul de Ubatuba, a Aldeia Renascer Ywyty Guaçu, possui cerca de 20 famílias Tupi Guarani e Guarani que ocupam 2.500 hectares de belas paisagens e rios de águas cristalinas.  Interessados à visita entra em contato (12)99761-1030 Cristiano,

Quilombo da Caçandoca – Comunidade Remanescente Quilombo da Caçandoca, local que preserva suas culturas e tradições até hoje. Aliando Turismo e sustentabilidade, a praia da Caçandoca, na qual está localizado o Quilombo, fica localizada no extremo Sul de Ubatuba. O acesso é pelo Km 82 da Rodovia Rio – Santos – BR 101, distante 4,5km em via de terra.

Quilombo do Camburi – A comunidade do Camburi é constituída por 50 famílias e está localizada na fronteira com o município de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro.Os quilombolas ocupam a área do Camburi há aproximadamente 150 anos.

Quilombo da Fazenda – O Quilombo da Fazenda tem mais de 200 anos de história e abriga cerca de 40 famílias em uma das áreas de mata atlântica mais preservadas do Estado de São Paulo. Seu acesso se dá pelo km 12 da BR 101 – região Norte de Ubatuba.  No ano de 2005, a Fazenda Picinguaba recebeu o reconhecimento da Fundação Palmares como sendo um remanescente de quilombo.

Quilombo Sertão do Itamambuca – A comunidade está na área rural de Ubatuba, em um bairro chamado Sertão do Itamambuca ou Casanga. Ele está situado à esquerda da Rodovia Rio-Santos (BR 101, sentido norte), na altura do quilômetro 37.  Seus moradores (distribuídos por aproximadamente 36 casas somam mais de 100 pessoas) são descendentes de antigos escravos que trabalhavam nas terras do fazendeiro Modesto Antonio Barbosa.

Praça da Baleia

Está localizada na orla da Praia do Itaguá, próximo ao Aquário de Ubatuba. Leva esse nome pois abriga o esqueleto da baleia encalhou morta na Praia Grande, em Outubro de 2000. Seus ossos foram retirados pela Prefeitura Municipal e em 2010 foi montada no local.

Em 2018, o local recebeu a estátua do oceanógrafo, explorador, conservacionista, documentarista e cineasta francês, Jacques Custeau.  Ela permaneceu submersa na Praia do Leste, na Ilha Anchieta, por cerca de 20 anos e foi retirada do mar para passar por um processo de limpeza e restauração.

Píer Comodoro Magalhães/ Letreiro Ubatuba

O píer Comodoro Magalhães, situado no bairro de Itaguá, oferece aos visitantes uma excelente vista do mar. De lá, é possível observar barcos, escunas e pessoas praticando canoa havaiana. Com um pouco de sorte, também é possível avistar tartarugas marinhas e as belas aves da região. Na entrada do píer é possível conferir um letreiro de Ubatuba, pintado por artistas locais.

Feira de Artesanato/ Letreiro Vem Verão

A Feira de Artesanato e Afins, conhecida como “Feira Hippie”, fica na orla da praia de Iperoig, Centro de Ubatuba, O novo local está instalado em área coberta, que contém 120 boxes (lojas) e banheiros. Ao lado, é possível conferir um letreiro colorido com a #VemVerão.

Pista de Skate/ Praça Capricórnio

A pista de Skate é cada vez mais frequentada pelo público infantil. Acompanhados de seus responsáveis, os pequenos dão um show nas manobras. Além do skate, a Praça Capricórnio também tem um espaço para a prática de basquete.

Praça 13 de maio

Além de parquinho infantil, o local possui um lago e, ainda abriga a Biblioteca Municipal onde encontra-se também o Memorial “Ciccillo Matarazzo”. Ela foi definitivamente instalada no local durante a gestão do então prefeito Pedro Paulo Teixeira Pinto (1985-1988). Com um acervo atual de cerca de 20 mil volumes, a Biblioteca, inclusive, passou por uma desburocratização http://twixar.me/qmP1. Para quem gosta de ler, é um prato cheio.

/* * VLibras */