Prefeito de Ubatuba faz balanço dos 100 dias de governo

Uma programação diversa marcou o evento que comemorou os primeiros 100 dias da nova gestão em Ubatuba no último domingo, 9. Após o hasteamento da bandeira municipal na praça Paz de Iperoig – um marco que representa orgulho de viver e morar na cidade, o prefeito Délcio José Sato (PSD), o vice-prefeito Jurandir de Oliveira Veloso – Pelé e o secretário de Serviços de Infraestrutura Pública Pedro Tuzino concederam uma entrevista coletiva à imprensa local.

Além de perguntas específicas sobre a reforma do Teatro Municipal, foi feito um balanço dos primeiros 100 dias de governo e a perspectiva para as futuras ações do executivo.

Sato destacou a importância do teatro e do Centro de Convenções (que já começou a ser reformado) para o município e que aliou a recuperação dos locais como forma de atrair grandes eventos para a cidade, fomentando também, o turismo – que foi outro ponto ressaltado durante a coletiva.

O prefeito comentou sobre a participação na Seatrade Cruise Global Convention 2017 e falou que o resultado foi muito positivo para Ubatuba, garantindo o receptivo de três navios, a começar pela chegada de um navio da

MSC para dezembro deste ano, e mais tratativas com outras empresas visualizando a expansão do setor para 2018.

O chefe do executivo deixou claro o planejamento consciente, sugerindo que os avanços vão acontecer mas de acordo com o que é possível fazer, pois os recursos ainda estão limitados e uma serie de ações serão aplicadas para solucionar a questão –  como um pacote de medidas administrativas, busca de recursos e a busca pelo aumento do repasse de Royalts ao município.

Administração do teatro

De acordo com Sato, são diversas as possibilidades a serem estudadas para definir a responsabilidade das atrações culturais no local, porém, algumas conversas já aconteceram com esse intuito. “O primeiro passo foi a abertura do Teatro, o segundo consiste na busca de parcerias  com o  Sesc e empresas como Bradesco e Itau, que são possíveis candidatas a assumirem a administração da programação cultural”, apontou.

Enquanto isso não é definido, o prefeito garantiu que o local não ficará sem programação, mas Fundart, Comtur e as secretarias poderão propor, colaborar e organizar iniciativas e peças. Ele ainda acrescentou que algumas companhias já demonstraram interesse em se apresentar no Teatro. “É importante destacar que o teatro é do povo e não de uma secretaria específica. Será um conjunto de atividades, inclusive com o apoio do conselho de cultura e de vários setores. Inicialmente, vamos concentrar as tratativas com atrações no Gabinete. Nosso objetivo é estabelecer uma programação já a longo prazo. Agenda não vai faltar”, afirmou.

Obras

Um ponto muito reforçado pelo prefeito durante a coletiva foi a preocupação com a  segurança do local. “Acima de tudo, prezamos a segurança –  e foi assim até o último minuto”, reafirmou Sato.

Ele aproveitou a ocasião para parabenizar “a dedicação intensa da equipe de secretariado, que “está com muito gás e vontade de trabalhar, e também dos funcionários, que não mediram esforços para entregar o teatro dentro do prazo. Sem contar o Corpo de Bombeiros que acompanhou todo o processo para garantir a segurança do local. Hoje nós temos um teatro bonito e seguro para a população”.

O secretário de Serviços de Infraestrutura Pública, Pedro Tuzino, frisou que a entrega do teatro em menos de 30 dias não foi mágica, mas muita vontade de trabalhar e muito empenho de toda a equipe. “Essa realização partiu da vontade política do prefeito e da determinação dele de reabrir o espaço”, concluiu.

O que vem por aí

Sato ainda fez um breve panorama das conquistas dos cem dias de trabalho e falou do que ainda está por vir.

Ele citou algumas obras que previstas, como o novo terminal rodoviário, o mercado municipal e os portais da entrada da cidade. A previsão é que as obras sejam licitadas e que a execução aconteça por meio de PPP – Parceria Público Privada.

Após a entrevista, houve a abertura oficial do Teatro, com a exibição de um vídeo sobre esses 100 dias de governo e apresentações artísticas.

Como uma forma de prestação de contas, a Prefeitura de Ubatuba elaborou um jornal com um breve resumo das ações e também com informações sobre projetos futuros.
bandeira               Coletiva 1