Defesa Civil de Ubatuba se prepara para revisar Plano de Contingência

Uma vez ao ano, a equipe da Defesa Civil revisa o Plano de Contingência visando a atualização de situações e de procedimentos de acordo com o cenário atual. Para contribuir com essa elaboração, representantes do órgão estiveram em São Sebastião na última quarta-feira, 2, para acompanhar o seu funcionamento e conferir o Plano da cidade que, recentemente, sofreu com chuvas intensas e deslizamentos.

O Plano de Contingência estabelece as ações de proteção e Defesa Civil e é elaborado a partir de uma determinada hipótese de desastre, organizando as ações de preparação e resposta. O documento visa a melhor coordenação no enfrentamento aos eventos relacionados a escorregamentos de encostas, alagamentos, inundações e outras ações decorrentes as ações do tempo, protegendo a população e a infraestrutura no município.

“São Sebastião tem muitas semelhanças com nossa cidade. Recentemente, a cidade sofreu com as chuvas e a Defesa Civil teve um papel fundamental nesse cenário. Nossa ideia de visitar e acompanhar de perto o trabalho que é desenvolvido no município é, justamente, para aprendermos e já estarmos preparados para saber como agir em situações que, às vezes, não presenciamos ainda,” explicou o diretor de Gestão de Defesa Civil, Wagner Lopes.

Os visitantes ainda aproveitaram a oportunidade para que sua equipe pudesse conhecer um pouco de temas como legislação, programas criados como os selos ‘Empresa Amiga’ e ‘Cidadão Amigo’, áreas de atuação e parceria com outras secretarias.