Saúde promove neste sábado o “Dia D” da vacinação

A campanha de vacinação em Ubatuba ganhará um “Dia D” neste sábado, 20 de maio, com ações de imunização da Influenza e da bivalente contra a Covid-19 em diversas regiões da cidade. A ação será realizada das 9h às 17h, nas seguintes localidades:

– Calçadão;

– EMEI Judith Cabral dos Santos, no bairro do Perequê-Mirim;

– UBSs do Ipiranguinha, Sesmaria, Itaguá, Perequê-Açu, Estufa II, Maranduba e Puruba;

– Equipes volantes na VerdeBus, Sanepav e 3ª Cia da Polícia Militar (somente vacina da gripe).

A imunização contra a Influenza está liberada para toda a população com mais de 6 meses de idade. O imunizante ajuda a reduzir a circulação do vírus da gripe e evita o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e até problemas cardíacos, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas. A vacina da gripe é contraindicada apenas para pessoas com alergia ao ovo ou para quem já apresentou alguma reação alérgica grave a uma dose anterior do imunizante.

Já a vacinação da bivalente contra a Covid-19 está disponível para todas as pessoas maiores de 18 anos. O imunizante é mais um reforço da vacinação que protege contra a cepa original do coronavírus e a subvariante Ômicron. Para receber a bivalente é preciso ter tomado pelo menos duas doses (esquema primário) da vacina monovalente, ou ter recebido previamente qualquer vacina Covid monovalente como dose de reforço, com um intervalo de pelo menos quatro meses desde a última aplicação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas da gripe e da bivalente podem ser aplicadas no mesmo dia.