Dia do Desafio é realizado nesta quarta-feira em Ubatuba

A Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba promove nesta quarta-feira, 25, o Dia Nacional do Desafio. O evento visa estimular e promover a prática de atividade física para promoção da saúde pelo maior número de pessoas. Estão sendo realizadas diversas atividades pela pasta desde às 7h, entre elas aulas de alongamento, ginástica laboral para servidores públicos e programação especial para aulas dos projetos.

Como parte do desafio os munícipes poderão fazer exercícios independentes e ligar na secretaria de esportes para serem contabilizados a quantidade de pessoas praticando atividades físicas na cidade, das 8h às 21h, no telefone 12 3836-1026. Para os funcionários da Prefeitura Municipal de Ubatuba será realizado uma aula de ginástica laboral, no paço municipal, das 16h às 16h30.

O secretário de Esportes e Lazer, Tiago Balio, destacou a importância deste evento para o município. “A promoção da atividade física para políticas públicas sempre é algo muito relevante, o Dia do Desafio vai ressaltar o papel que atividade física tem, principalmente suas possibilidades”.

Balio ressaltou que falar em atividade física é diretamente tratar da promoção de saúde. “A atividade física no município tem um papel muito relevante para nós, não só para a descoberta de talentos esportivos, o que sempre ocorre, mas principalmente para ter uma melhor qualidade de vida, mais tranquila e especialmente melhorar os indicadores de saúde.  Quando falamos de atividade física estamos falando diretamente de promoção de saúde”.

O Dia Nacional do Desafio faz parte de uma campanha mundial que incentiva a adoção de um estilo de vida mais ativo por meio da prática regular de atividades físicas e esportivas, visando o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Estamos bem felizes em receber esse evento e de fato oportunizar a prática para mais pessoas”, evidenciou o secretário.

O Dia do Desafio é realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio, conta com governos, empresas e organizações da sociedade civil para mobilizar o maior número possível de pessoas praticando uma atividade físico-esportiva no dia.

Segundo a coordenadora de eventos da pasta, Kátia Castilho, o dia do desfio surgiu para incentivar as pessoas a praticarem atividade física. “Tem como objetivo as pessoas mudarem o conceito, terem uma busca para melhor qualidade de vida, Ubatuba sempre participou”. Este ano a programação está de cara nova.

Trata-se de uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All – coordenada no Continente Americano pelo Sesc São Paulo, com apoio institucional da ISCA – International Sport and Culture Association e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Alunos inscritos nos projetos esportivos: surf, vôlei, basquete e futebol, terão a oportunidade de realizar aula com os pais. E a natação irá fazer um desafio para os alunos no período da tarde. O professor responsável pelas crianças e adolescentes se inspirou nos jogos de videogame para criar a “Torre de Desafios”, que vai pôr a prova todas as habilidades aquáticas dos jovens atletas da natação da Piscina Municipal.

O desafio consiste em atividades dentro da piscina que durante os treinos os atletas já vêm aperfeiçoando como apneia, resistência e velocidade no nado, entre outras. As atividades vão aumentando a dificuldade conforme os atletas vão cumprindo cada uma delas. Ganha o desafio todos aqueles que cumprirem o desafio final.