Comitê de Gerenciamento do Covid-19 reforça campanha de doação e comunica sobre estrutura hospitalar

O Comitê de Gerenciamento da Crise do Covid-19 em Ubatuba vem a público lembrar a população que, neste momento, a principal campanha oficial de doação é a de alimentos e produtos de higiene.

Essa campanha é coordenada pela equipe da secretaria de Assistência Social, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e tem o objetivo de montar cestas básicas dirigidas à população mais carente, atendida pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), CREAS e organizações sociais da cidade. São 23 pontos de coleta desses produtos em toda a cidade, entre mercados, farmácias e o Ginásio Tubão (das 9h às 18 horas).

Em Ubatuba, 4.582 famílias são atendidas pelo programa Bolsa Família, correspondendo a aproximadamente, a 13,95% da população total do município, que receberam um benefício médio de R$ 181,10 por família.

“É muito importante que as ações da sociedade civil sejam articuladas com as iniciativas oficiais para que seja garantido que os alimentos cheguem a quem mais precise e a um maior número de famílias”, explica Pollyana Gama, presidenta do Comitê.

Outra campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene vem sendo feita pela Paróquia Exaltação da Santa Cruz (Igreja Matriz) que funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 17 horas, na cantina Frei Angélico, na rua Dona Maria Alves, nº 113.

Estrutura hospitalar

Outra preocupação da população diz respeito à adequação estrutural da Santa Casa e dos equipamentos de saúde de Ubatuba no acolhimento de pacientes com suspeita de infecção por Covid-19.

Ubatuba não possui nenhum leito de UTI mas, sim, leitos com respiradouros. Em reunião realizada na quinta-feira-26, a Santa Casa de Ubatuba informou que possuía já oito leitos com respiradouros e que estava se organizando para chegar a 15 nas próximas semanas.

Quando um paciente chega a ter que utilizar respiradouro é então feita a solicitação de vaga em UTI, que é regulada pelo sistema CROSS para transferência para fora do município. O governo do Estado informou que o Hospital Regional, em Caraguatatuba, abrirá com 10 leitos de UTI para todo o Litoral Norte. Assim, em um primeiro momento, os pacientes que necessitarem de UTI serão referenciados para o Hospital Regional do Litoral Norte.

Uma das propostas é que, no momento em que a Santa Casa não tiver mais leitos disponíveis (no total, são 84 leitos para o SUS), alguns setores serão transferidos para as unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e CAPS-AD (Álcool e Drogas).

Quais setores serão transferidos não está definido ainda, vai depender da ocupação, da gravidade do paciente, entre outros, destaca a secretaria de Saúde.

Há diversas iniciativas circulando pelas redes sociais de doação de colchões e lençóis que, porém, não são oficiais. “Quando chegar o momento de montagem dessas estruturas a secretaria de Saúde informará amplamente pelos canais oficiais e também pelos meios de comunicação locais e regionais”, informa a secretária de Saúde, Dilei Brito do Nascimento.

Pontos de arrecadação de alimentos e produtos de higiene
SUPERMERCADO MÁXIMOS CENTRO
SUPERMERCADO PAULISTA CENTRO