Poder Executivo Municipal

Campanha Herói Sangue Bom estimula doação de sangue em Ubatuba

Campanha Herói Sangue Bom estimula doação de sangue em Ubatuba

Doar sangue é uma ação solidária que pode salvar vidas. Justamente por esse motivo, um grupo de pessoas de Ubatuba decidiu se mobilizar para organizar ações mensais de doação de sangue.

A campanha é uma união entre a senhora Eliane da Santa Casa de Ubatuba, a denominada “Turma Giovana” (Dona Hilda, Sr. Murilo, Luciane, Rogério, Suelen e Fran) e tem o apoio do Instituto Heróis do Amanhã. Trata-se de uma campanha pública de incentivo à população para que as pessoas saibam da importância da doação de sangue.

“O instituto Heróis do Amanhã, que é um instituto voltado para a conscientização de pronto-socorrismo para criança, jovens e adultos ingressou na campanha pela importância que ela tem. Somos mais um parceiro nessa causa e, por isso, o nome Herói Sangue Bom”, explicou o Cabo Fernando Ramos, bombeiro aposentado e responsável pelo projeto Heróis do Amanhã. “Nossa ideia é organizar, todo mês, uma ida ao hemocentro de Taubaté para que essas pessoas possam fazer a doação, ajudando, assim, quem precisa”, acrescentou Ramos.

A doação precisa ter um intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres, por isso os organizadores destacam que quanto maior o número de voluntários, haverá mais constância na doação. “A doação de sangue é muito importante para ajudar a nossa Santa Casa a ter reserva de sangue, principalmente agora na temporada, quando o fluxo de pessoas na cidade é maior”, enfatizou Ramos.

Ele ainda destacou que, para o mês de dezembro, a lista para novos doadores está aberta. Quem desejar ser um doador ou quiser mais informações, pode entrar em contato pelo whatsapp do Instituto Heróis do Amanhã pelo (12) 99139-4644 ou diretamente com dona Hilda pelo (12) 98232-5865.De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde:

Condições básicas para doar sangue

– sentir-se bem, com saúde;
– apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;
– ter entre 18 e 65 anos de idade;
– ter peso acima de 50 Kg.

Quem não pode doar?

– quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;
– mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
– pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e Doença de Chagas;
– usuários de drogas;
– aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

/* * VLibras */