Domingo de vacinação imuniza 780 pessoas contra Covid e 34 para gripe

A Secretaria Municipal de Saúde realizou no último domingo (27) duas importantes campanhas de vacinação e conseguiu imunizar em apenas um dia, 780 pessoas a partir dos 5 anos de idade contra a Covid-19 e outros 34 idosos, acima de 80 anos, com o início da vacinação contra a Influenza.

A imunização contra a gripe aconteceu nas Unidades Básicas de Saúde do Ipiranguinha, Maranduba e Cícero Gomes para o primeiro grupo do calendário vacinal. Nesta segunda-feira (28), todas as Unidade Básica de Saúde (UBS) município já iniciaram a vacinação para os maiores de 80 anos.

Sobre a imunização contra a Covid, as UBS do Ipiranguinha, Estufa II, Perequê-Mirim, Maranduba, Cícero Gomes e Perequê-Açú ficaram à disposição dos moradores para a vacinação das 8h às 17h. Um posto volante também foi disponibilizado, das 9h às 11h, no Mercado de Peixe.

Vacinação contra Influenza

A campanha de vacinação contra a gripe utiliza este ano o imunizante do Instituto Butantan, uma vacina trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin. De acordo com o Instituto, como a doença é sazonal, o imunizante é modificado a cada ano, baseado nos três subtipos do vírus Influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul monitorados e indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A novidade da vacinação em 2022 é que uma nota técnica do Ministério da Saúde informou que não é mais necessário manter um intervalo entre a aplicação das vacinas contra a gripe e Covid-19, as duas imunizações poderão ser feitas simultaneamente. Em 2021, a recomendação era esperar 14 dias entre uma vacina e outra.

Confira o calendário de vacinação contra a gripe em Ubatuba:

27 de março: Idosos acima dos 80 anos;
4 de abril: Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde;
2 de maio: Crianças acima de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas;
9 de maio: Indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades;
16 de maio: forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.