Prefeitura de Ubatuba realiza obra de drenagem na Enseada

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou na última segunda-feira, 25, a obra de drenagem de águas pluviais no bairro da Enseada. Segundo a pasta serão instalados 76 tubos, na Rua do Pequeno.

A secretária-adjunta de Infraestrutura, Andreza Bagatim, explicou que a drenagem é um conjunto de tubulações que têm como objetivo drenar as águas das chuvas. “Também conhecida como drenagem urbana, trata-se justamente do processo de controle e gestão das águas pluviais. Seu principal objetivo é reduzir os problemas que esse excesso de água pode causar, como deslizamentos de terra e inundações”.

O custo aproximado do serviço é de R$35.000,00 (trinta e cinco mil reais), está sendo totalmente custeado pela Prefeitura de Ubatuba, e a obra deverá ser concluída de 60 a 90 dias. O prazo pode variar dependendo das condições climáticas, chuvas podem atrasar os serviços.

Mais quatro obras de drenagem no município

Também estão sendo realizadas outras quatro importantes obras de drenagem na cidade, nos bairros: Estufa II, Taquaral, Casanga e Picinguaba.

Estufa II

A obra de drenagem na Avenida Vasco da Gama, na Estufa II, contemplará 547 metros lineares, da Avenida Palmeiras até a Marginal da Rodovia BR-101, contando a tubulação e o canal, e está sendo realizada por uma empresa contratada via licitação – realizada no final de 2021 e que pode ser conferida no Portal da Transparência (contrato 28/2022). A execução completa da obra custará R$ 690.850,29.

Taquaral

Já serviço de drenagem de águas pluviais, no Taquaral está sendo desenvolvido nas ruas Maria Benedita da Conceição e Adão José Viana, por meio de uma empresa terceirizada, cujo contrato também pode ser checado no Portal da Transparência (contrato 18/2022). Tal drenagem deve custar cerca de R$ 247.074,00.

Casanga

Na estrada da Casanga, as obras de drenagem e nivelamento estão sendo feitas na principal via que dá acesso ao bairro. No total, a obra de drenagem contemplará do Indaiá até a Vila, e deverá ser concluída em até 180 dias. Além do nivelamento em 5,9 km da via, também será feito o serviço de drenagem com tubos de concreto, em 29 pontos, no total, a obra custará R$658 mil reais.

A pavimentação em parte da via será realizada em breve por uma empresa contratada via licitação, que ocorreu no início deste ano, e pode ser conferida no portal da transparência (contrato 53/2022).

Picinguaba

As obras de drenagem para pavimentação na Estrada Municipal José Rodrigues da Silva, que dá acesso à orla da Picinguaba, estão em andamento. Estão sendo finalizadas a colocação de tubos para drenagem de águas pluviais ao longo da via.

Os serviços foram iniciados no começo do mês de maio. No total, a pavimentação contemplará uma metragem linear de 2.777,60, e será realizada por uma empresa contratada via licitação – realizada no começo deste ano e que pode ser conferida no Portal da Transparência (contrato 35/2022).