Palestra sobre humanização encerra IV Congresso de Educação em Ubatuba

Após uma semana intensa de programação, composta por oficinas e palestras, Ubatuba encerrou o IV Congresso de Educação – “Ubatuba! Cidade que educa!” na noite de quinta-feira (28), com a palestra “Cidade que educa, escolas que acolhem, currículo que humaniza professores que fazem a diferença”.

O evento aconteceu desde segunda-feira (25) nos seguintes locais: salas de aula da Escola Olga Gil, Salão Paroquial da Igreja São Francisco e no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto – local que também sediou o encerramento, ministrado pelo educador Prof. Dr. César Nunes.

Em sua palestra, Nunes comentou sobre as novas diretrizes da educação básica no Brasil, centradas nas premissas de humanização e cidadania. “Respeitemos os professores e as professoras porque eles condensam, na sua vida, o ofício de ensinar, reproduzir, criar a humanidade, inteira e plenamente, em cada criança, em cada adolescente, em cada jovem”, afirmou Nunes.

Ele ainda citou uma frase contida em um artigo de Freud, que diz que “quando não conseguimos educar plena e humanamente nossas crianças, é que há a necessidade da psicanalise, que consiste em buscar corrigir o que a educação não conseguiu realizar”.

A avaliação da palestra, bem como da Semana, foi positiva. “A palestra foi simplesmente maravilhosa. Tocou bem fundo. Aliás, que semana abençoada. Gratidão, Secretaria da Educação, fazendo acontecer”, afirmou a participante Gisela Ribeiro Penteado. Quem também aprovou o encerramento foi a professora Natalia Oliveira. “Esta palestra foi sensacional e emocionante, perfeita para renovar as forças para este novo semestre”, disse.

A noite também foi abrilhantada pela apresentação com o tema “Pantera cor- de-Rosa” da pequena Marina Campos, solista da Soul Studio de Dança, e pelas exibições da Jê Academia, com os atletas Catherine Notaya, Carmem Amaral, Gabriel Augusto.

Balanço Geral

Os itens que compuseram a programação do  IV Congresso de Educação giraram em torno de duas premissas: motivação e reflexões aos profissionais, e contaram com a participação de 1447 congressistas das diversas áreas da educação, juntamente com os apoiadores do evento, distribuídos em 52 oficinas. “Preparamos, com muito carinho, e tenho certeza que vocês também estão preparando seus replanejamentos com muito carinho aos seus professores. Agradeço, também, a nossa Prefeita que, como educadora, se empenhou muito para a realização desse Congresso. Foi uma programação repleta de socialização, práticas, discussões e reflexões de diversos temas, para que a gente possa melhorar a nossa prática educativa em qualquer situação que a gente esteja atuando”, comemorou a secretária de Educação de Ubatuba, Fatinha Barros.

Outro ponto que é importante destacar é que as principais atrações do Congresso, como abertura e encerramento, tiveram a interpretação em Libras, executada pelos intérpretes Rodolfo Casesque e Tiliê Fernandes, valorizando a importância da inclusão.