Escola de Ubatuba recebe projeto de Educação Ambiental

A EM Padre José de Anchieta receberá o Projeto TODOS – Protagonismo social e educação ambiental”, que envolverá diversas instituições para o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental, trabalhando temas como biodiversidade, manguezais, mata atlântica, resíduos sólidos, lixo no mar, horta e coleta seletiva.

A iniciativa é idealizada pelo Tamoio de Ubatuba, com a colaboração da Secretaria de Educação e prevê a participação de diversos parceiros, como a secretaria de Meio Ambiente, Ubatuba, Nativo Caiçara, Rosana Gaeta Arte, Coco & Cia, Boomerang Reciclagem, Meros do Brasil,  Instituto Argonauta, Ribeira Viva, Manguezal Terra de Guaiamum, Tadeu Fisher, entre outros. Os envolvidos no projeto se reuniram na noite desta segunda-feira, 7, para discutir algumas estratégias para a viabilização da ação. Já foram realizadas algumas visitas técnicas à unidade, na próxima semana, o calendário de oficinas e temas deve ser definindo.

O objetivo do projeto é levar para as salas de aula da respectiva unidade, o encantamento por Ubatuba, o amor pela biodiversidade, despertando o desejo de proteção e valores que os incentivem a zelar pela  espécie e a vida de todos no planeta Terra.

De acordo com os idealizadores, a EM Anchieta foi escolhida porque a comunidade, embora inserida em área de preservação, necessita ainda mais de incentivos para serem protagonistas na mudança de comportamento, para mitigar situações climáticas que podem comprometer a área.

“Trazemos proposta lúdica, criativa e agregadora para todo corpo escolar e a possibilidade de incluir a comunidade. Considerando a Educação Ambiental como caminho para a integração das comunidades com a Mata Atlântica e seus ecossistemas”, explicou a fundadora do Tamoio, Lidi Keche.

Confira outras atividades de Educação Ambiental desenvolvidas por entidades em Ubatuba:

Tamoio Ubatuba
Livro Georgina – atividades relativas à proteção dos Manguezais;
Contação de história do Livro: Quem mora comigo? Sobre a convivência entre os animais dos oceanos e da região;
Atividades de campo com limpeza de rios e praias;
Rodas de conversa a respeito de preservação ambiental, Mata Atlântica, mar sem lixo.

Instituto Meros do Brasil
Atividades de EA: palestras, brinquedos, jogos e atividades de Campo sobre proteção dos Meros e Cultura Oceânica.

Instituto Monitores Mirins Costeiros

Os Monitores Mirins Costeiros do município de Ubatuba, fazem uma saída a campo ao Parque da Serra do Mar para aprender na prática sobre Bacias Hidrográficas e o Ecossistema de Manguezal.

Instituto Argonauta
Capacitação de professores para realizarem visitas ao Museu a Vida Marinha;
Recepção de escolas no Museu da Vida Marinha;
Atividades de campo como limpeza de praias.

Projeto TAMAR
Parceria na capacitação de professores sobre Tartarugas Marinhas e lixo no mar,
Vista de Escolas na sede do TAMAR.

Aquário de Ubatuba
Visitas monitoradas ao Aquario;

Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica

A Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica é uma rede – de Prefeitos, outros gestores públicos, legisladores, instituições da sociedade civil e iniciativa privada – engajada e mobilizada  na implementação de ações locais alinhadas às metas nacionais e globais da Década do Oceano, com foco na promoção da cultura oceânica para o desenvolvimento sustentável.

Saiba mais em: https://maredeciencia.com.br/projetos/alianca