Secretaria de Educação firma parceria com Projeto Toninhas do Brasil

Conhecer para preservar, esse é um dos objetivos da cultura de Ciência Oceânica introduzida no currículo das escolas ubatubenses. Na última quarta-feira, dia 30, essa vertente educacional tão forte em Ubatuba ganhou um novo reforço, a Secretaria de Educação firmou parceria com o Projeto Toninhas do Brasil, que irá capacitar os professores para levar às crianças mais informações sobre esse mamífero presente nas águas do Litoral Norte.

O Projeto Toninhas do Brasil, realizado pela Univille em parceria com a Petrobras, prevê a formação de docentes para aplicarem atividades de educação ambiental, algumas baseadas na metodologia Montessoriana de sensibilização das crianças, da Educação Infantil e Fundamental I, sobre as Toninhas e o habitat onde elas vivem. “Nossos professores vão participar de capacitações à distância aplicadas pela equipe deste projeto, juntamente com outros docentes de Caraguatatuba e São Francisco do Sul. E depois irão receber um material interativo para replicar esse conhecimento aos alunos”, comentou Roberto Francine Júnior, Diretor de Supervisão Pedagógica da Educação, que fez questão de explicar que a iniciativa, chamada “Baú da Toninha: Um tesouro marinho”, incluirá materiais pedagógicos como um Farol formado por blocos, onde cada um representará um elemento diferente das cadeias alimentares costeiras, para que de maneira dinâmica os estudantes conheçam as características desses animais.

Segundo a Secretaria de Educação, o Projeto Toninhas do Brasil deverá trabalhar com as escolas de Ubatuba de 2023 a 2024. Para conhecer mais sobre o projeto e as toninhas que habitam o nosso Litoral Norte acesse: https://projetotoninhas.org.br/toninhas .

Ciência Oceânica

Além da recente união com o projeto Toninhas, a Prefeitura Municipal de Ubatuba também mantém parcerias na área da Educação Ambiental para fomentar a cultura de Ciência Oceânica nas escolas com as seguintes organizações: Instituto Meros do Brasil, Instituto Monitores Mirins Costeiros, Projeto Tamar, Instituto Argonauta, Maré de Ciência (que será implementado em 2023) e o Onda Sustentável – feito em parceria entre as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, Fundação Florestal e o Parque Estadual da Ilha Anchieta.

Essas instituições e ONGs oferecem capacitações para os docentes, atividades com as crianças, visitações a museus marinhos e áreas de educação ambiental, entre outras ações.