Zona Azul em Ubatuba arrecada R$ 2 milhões em 40 dias

Para tornar o processo de arrecadação da Zona Azul mais transparente, a Empresa de Desenvolvimento Urbano -Emdurb tem adotado uma serie de medidas, como alimentar constantemente o Portal da Transparência com os valores arrecadados por dia e o início da utilização das máquinas de cartão para efetuar a cobrança.

O reflexo da nova postura é positivo: desde que assumiu o gerenciamento do serviço, em 16 de dezembro de 2021, até o dia 25 de janeiro, a Emdurb arrecadou um total de R$ 2.001.703,50 – valor bruto, sem os descontos das despesas com funcionários e despesas do serviço.

O valor da Zona Azul cobrado para o estacionamento rotativo na região central de Ubatuba é R$ 2,00 a hora. Já o valor nas praias para veículos com placa de outros municípios é de R$ 20,00 pelo período de 12 horas desde o dia 1º de janeiro. A cobrança da Zona Azul funciona das 7h às 19h e abrange atualmente as praias do Perequê-Açu, Itamambuca, Félix, Prumirim, Praia Grande, Maranduba, Sapê, Lagoinha, Lázaro, Enseada, Toninhas e Tenório

O presidente da Emdurb, Josué Gulli, explica que, se o valor cobrado no estacionamento das praias com permanência de 12 horas, que no caso custa R$20,00,  for comparado com o valor cobrado no centro da cidade de São Paulo, por exemplo, que é de R$5,00 por hora, a cobrança na capital paulista é de três vezes mais.

“Sem contar que, em Ubatuba, há vantagens como estar em frente ao mar. Sem contar que se trata de um valor pequeno se comparado à demanda turística. É importante lembrar que durante as 12 horas, o turista pode usufruir de diversas praias visto que o valor é pelo dia e não pelo local”, esclareceu.

Isenção

Proprietários de imóveis regularizados em Ubatuba mas com carros registrados em outro município podem solicitar isenção da Zona Azul nas praias. Para usufruir do benefício é necessário fazer cadastro junto à Emdurb, localizada na Avenida Iperoig, 214, no Centro, comprovando a propriedade do imóvel desde que esteja em dia com os tributos municipais. Com a aprovação do cadastro é emitido um documento que deve ser fixado no painel do veículo e que garante a isenção. Veículos com placas de Ubatuba que já são do modelo Mercosul também devem solicitar o cartão para evitar que o veículo seja multado.

Acompanhe as informações no Portal da Transparência, pelo endereço: https://transparencia.emdurb.ubatuba.sp.gov.br/zonaAzul/zonaAzul.php