Ensino Integral em Ubatuba melhora desempenho escolar

Escolas de ensino integral oferecem uma carga horária extensa para proporcionar aos alunos uma experiência mais completa, com atividades extracurriculares que integram diferentes áreas do conhecimento. Em Ubatuba, 38 classes em 16 escolas oferecem a modalidade que, em 2023, beneficiou cerca de 800 alunos.

Para disponibilizar salas de ensino integral, a escola deve ter espaço físico que comporte a atividade e cada unidade se adequa aos projetos mais interessantes para a sua população. Há possibilidades como música, dança, culinária, idiomas entre outros.

“O professor pode ser o efetivo da casa, que completa sua carga horária com a atividade, ou eventual. As atividades acontecem no contraturno das aulas regulares, todos os dias da semana. A unidade também oferece alimentação para as crianças”, explicou a supervisora das unidades centrais da Secretaria de Educação de Ubatuba, Mara Silva.

Na prática

A EM Maria da Cruz Oliveira, no Sertão do Perequê-Mirim, atendeu 83 alunos de cinco salas com o ensino integral no último ano. A ex-gestora da unidade, Magali Sampaio, destacou que essa vivência faz muita diferença na vida dos pequenos. “Desenvolvemos um projeto com flauta e o contato das crianças com a música foi muito importante. Para algumas crianças, foi inédito que ampliou os horizontes”, comentou.

“Quando a gente fala de educação integral, não nos referimos em ser todo o período, mas sim, desenvolver o cidadão em todas as suas competências, de uma forma completa”, complementou Magali.

Edilene Vieira, gestora em 2023 da EM Prefeito Silvino Teixeira Leite, na Marafunda, enfatizou que o ensino integral é uma estratégia de ensino poderosa. “As crianças saem de um ambiente hostil, que são as ruas: se alimentam melhor, se desenvolvem melhor, interagem melhor”, afirmou.

“As oficinas tiveram um impacto muito grande nas avaliações finais. As crianças do integral se desenvolveram de um jeito surpreendente, porque nós tínhamos uma expectativa baixa – estávamos com o trabalho ainda impactado pela pandemia, em que a aprendizagem está muito precária, e eles tiveram um resultado excelente”, comemorou Edilene.