Avaliação de Densidade Larvária de janeiro fica em 2.0 em Ubatuba

O setor de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Ubatuba finalizou uma nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do município, que apontou taxa de 2.0% de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. O trabalho de coleta de amostras teve início no dia 2 de janeiro e abrangeu 1.389 imóveis em diferentes bairros da cidade.

A primeira taxa de 2023 ficou acima da registrada no mês de outubro do ano passado, quando a cidade ficou com índice de 1,3%. Os dados coletados deixam o município em estado de alerta. Para entender melhor, o Ministério da Saúde possui três classificações: até 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco para epidemia de doenças arboviroses.

Ao longo de 2022, Ubatuba registrou ADL de 1,0% em agosto; de 3,3% em abril; e de 0,9% no mês de janeiro. O objetivo da Avaliação de Densidade Larvária é identificar áreas com maior incidência de larvas do mosquito e atuar na prevenção de novos casos de arboviroses.

Também fazem parte das ações preventivas contra o mosquito Aedes aegypti os mutirões realizados constantemente na cidade. No dia 27 de janeiro, uma força-tarefa de orientação aos moradores e vistorias em imóveis foi realizada na região do Pé da Serra. Nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, será a vez dos bairros do Ipiranguinha, Jardim Ipiranga, Vale do Sol, Alto do Ipiranguinha, Coqueirais e Parque dos Ministérios. Já no dia 17 o mutirão segue para o Estufa II.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as equipes de Endemias monitoram os casos de arboviroses na cidade e realizam serviços para conter a propagação das doenças, como nebulização e conversa com os moradores de regiões onde os casos são positivados. Neste mês de janeiro, faixas também foram espalhadas pela cidade para alertar sobre os possíveis criadouros do mosquito e a Prefeitura de Ubatuba investiu ainda em panfletos e campanhas de rádio para conscientizar moradores e turistas sobre os cuidados com a reprodução do mosquito.

Nesta época de calor e chuvas constantes, a Secretaria de Saúde pede para que os cuidados com a eliminação de criadouros do mosquito sejam redobrados, mantendo a limpeza frequente dos imóveis e caixas d’água, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam acumular água.